Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

"A criatura não pode se rebelar contra a criadora ou contra o criador”, diz ex-presidente do STF

Repórter 70

Povos da Amazônia

Lideranças Kayapó de 17 aldeias debatem pela primeira vez a gestão da maior terra indígena de seu território, no sul do Pará.

Corrida do tempo

Faltam três dias para o Sete de Setembro; 28 dias para as eleições; 35 dias para o Círio de Nazaré; e 118 dias para o fim do ano.

Ex-presidente do STF (J. Bosco)

 

"As Forças Armadas são criaturas. A Constituição é criadora. A criatura não pode se rebelar contra a criadora ou contra o criador.”

CARLOS AYRES BRITTO, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, hoje ministro aposentado, ao afirmar que um golpe militar contra a democracia é “impensável” no Brasil.

DEBATE


TV Liberal
 
O debate para o primeiro turno das eleições entre os candidatos ao Governo do Pará já tem data para ser realizado. Será no dia 27 deste mês, com a mediação do jornalista Fabiano Villela. Participarão os cinco candidatos mais bem colocados na segunda pesquisa Ipec/TV Liberal, que será divulgada na semana anterior ao debate, sendo garantida a participação dos candidatos aptos, nos termos da legislação eleitoral.
 
Pesquisa
 
Caso haja igualdade de pontuação, o critério de desempate será o tamanho da bancada. O debate para o segundo turno, casa haja, será no dia 27 de outubro. Já a primeira pesquisa Ipec/TV Liberal está publicada na edição de hoje de O LIBERAL.

VARÍOLA DOS MACACOS


Confirmações

Mais seis casos de varíola dos macacos foram confirmados, ontem, no Estado do Pará. Os pacientes infectados são de Belém (4), Ananindeua (1) e Marituba (1), que tem o primeiro diagnóstico do vírus. O total de casos no Estado sobe para 19 e outros 25 são investigados. Desde a última segunda-feira, 29, o Pará não registrava novos casos da doença. Belém concentra a maioria das confirmações, com doze casos. Os outros registros são em Ananindeua (3), Santarém (3) e Marituba (1).

CÍRIO


Polêmica

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, emitiu nota em suas redes sociais esclarecendo trecho de sua fala em evento na última quinta-feira, quando ao entregar uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, convidou o casal Lula e Janja para o Círio deste ano, onde “todo o povo participa, não é mais da Igreja Católica”. A fala provocou críticas da comunidade católica, incluindo o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.

Desculpas

Na retratação, Edmilson ratificou o “mais profundo respeito à Igreja Católica e à comunidade católica que têm mantido essa singular e grandiosa demonstração de fé à padroeira de todo o povo paraense”. E, encerrou, afirmando que “respeitosamente, peço desculpas às pessoas de boa-fé que, porventura, tenham se sentido ofendidas com a interpretação maldosa de minha declaração”.


CADASTRO


Imóveis
 
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) reunirá, a partir desta segunda-feira, 5, dez comunidades quilombolas da região de Santarém que irão receber capacitação de como declarar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Um dos objetivos da Semas, na agenda de regularização ambiental, é expandir os processos de análise e validação do CAR em comunidades quilombolas e demais populações tradicionais do Estado.
 
Razões
 
A regularização ambiental é importante porque deixa as comunidades quilombolas menos vulneráveis a conflitos fundiários, facilita a gestão e monitoramento dos territórios além de facilitar a inserção em políticas, programas e projetos sociais de estímulo governamental.
 
Licenciamento
 
O Pará já possui 58 municípios aptos para utilizar o sistema on-line de licenciamento ambiental. O Sistema de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam) é uma plataforma digital desenvolvida pela Semas para agilizar os procedimentos de licenciamento ambiental, com objetivo de garantir maior transparência ao processo. A ferramenta facilita o acesso e acompanhamento por parte de responsáveis de empreendimentos sujeitos a processos de licenciamento ambiental de competência municipal.

 
PRÊMIO


Reconhecimento
 
A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu nesta semana as inscrições ao prêmio “Horacio Schneider”, que reconhece destaques da produção científica de alunos da instituição. A premiação é voltada para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O envio dos trabalhos deve ser feito até o dia 30. Serão premiadas três propostas, nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

 

EM POUCAS LINHAS

 

Começará nesta segunda-feira, 5, Dia da Amazônia, a série de entrevistas com os candidatos à Presidência da República. O primeiro será Felipe d’Avila, do Novo.
 
Todos vão falar sobre propostas para a Amazônia, em temas como infraestrutura e logística, geração de emprego, política ambiental, segurança, saúde, educação, entre outros.
 
As entrevistas serão transmitidas ao vivo pelo portal OLiberal.com, redes sociais @oliberal, Rádio Liberal e mais oito veículos de imprensa da Amazônia.
 
Enquanto parte dos moradores do Marajó patina para organizar o prometido fechamento do porto da foz do rio Camará, em protesto contra os maus serviços de navegação oferecidos aos passageiros da porção oriental do arquipélago, outra parte está organizada e promete fechar, novamente, a rodovia PA-154.
 
Desta vez a bronca é dos moradores da Vila de Monsarás, em Salvaterra. Eles cobram da prefeitura os reparos na via de acesso à comunidade e dizem que estão prejudicados no transporte escolar, no recebimento de alimentos e no escoamento da produção agrícola.
 
Os moradores prometem uma manifestação pacífica, mas com o fechamento da rodovia no dia 7 de setembro, uma quarta-feira, quando chegam alimentos perecíveis para abastecer a cidade.
 
O projeto “Caminho das Águas” está com chamada pública aberta até o próximo dia 15 para artistas visuais do Pará que possuam nos seus acervos fotografias sobre os povos das águas: ribeirinhos, indígenas, pescadores, feirantes, comunidades tradicionais e até urbanas.
 
Os selecionados terão seus trabalhos reproduzidos através de vídeo mapping, em veleiro instalado na Estação das Docas, durante a quadra nazarena. As informações estão disponíveis no site www.namazonia.org.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!