Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

REPÓRTER 70

Por Grupo Liberal

Mais tradicional coluna do jornalismo paraense. Aborda temas do cotidiano com atenção especial à economia e aos bastidores da política do Pará e do Brasil. | Twitter: @reporter_70

'A Amazônia é uma grande terra de ninguém, uma grande bagunça', critica Anitta

A cantora fez a fala pouco antes de sua apresentação no Rock in Rio Lisboa

Repórter 70

Jornalista revela doença
Renata Capucci, de 49 anos, contou neste domingo que foi diagnosticada com Parkinson há quatro anos.

Desemprego assombra
Nos últimos dez anos, o Brasil ganhou mais de 2,2 milhões de desempregados só entre jovens e profissionais acima de 50 anos.

 

(J. Bosco)

 

"A Amazônia é uma grande terra de ninguém, uma grande bagunça. Lá acontece de tudo, ninguém vê nada.”

A crítica é da cantora Anitta, que falou sobre a região ontem, antes de cantar no Rock in Rio Lisboa. A declaração veio dez dias depois de os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips serem encontrados no Vale do Javari, Amazonas.

DANOS

AMBIENTE

Os transtornos causados pela obra privada na BR-316, detalhados ontem em matéria especial de O LIBERAL, foram avaliados também por uma fonte ambientalista da coluna, segundo a qual é urgente que os órgãos ambientais tomem pé da situação dos possíveis, e previsíveis, danos ao meio ambiente pela obra da empresa Log Commercial Properties e Participações S.A., além dos problemas detalhados na reportagem que já causaram interdição das pistas e problemas técnicos que já geraram 15 autos de infração no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA).

IGARAPÉ

Na avaliação da fonte, especialista em tratamento de efluentes, da forma como a empresa está construindo o sistema, as águas das chuvas deverão ser remanejadas diretamente para o igarapé Itapepocu, um curso d’água que corta a BR-316 e está localizado próximo à instalação dos galpões da empresa e que, até então, tem águas consideradas apropriadas para banho. A fonte diz que, sem tratamento e a confirmação de que serão somente águas das chuvas, há o risco de assoreamento e até de contaminação no local e nas águas do entorno, já que esse mesmo igarapé desemboca no rio Benfica, que é outro rio aproveitado no turismo por proporcionar banho em diversos balneários da RMB.

COBRANÇA

A reportagem de O LIBERAL revelou ainda que a obra atual já é uma tentativa de correção da primeira obra, que não previu o sistema de drenagem e galerias. Iniciada no último dia 4, esta etapa já causou duas interdições totais da BR-316, em datas diferentes e nos dois sentidos das pistas, a ponto de o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) já avaliar como poderá cobrar a empresa pelos danos e prejuízos causados para milhares de pessoas que moram nos três municípios afetados ou que utilizam a rodovia todos os dias, já que a previsão inicial de término da obra (29 de junho) está em risco de não se cumprir.

BISPOS

VATICANO


Começa hoje a segunda visita dos bispos da Amazônia ao Vaticano. Agora é a vez dos bispos do episcopado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Norte 2 e 3, que são os estados do Pará, Amapá e Tocantins. A visita, que inclui um encontro com o Papa Francisco, terá uma intensa agenda de seis dias, com reuniões com os principais organismos da Cúria de Roma.

RELATÓRIO

Na atividade principal, o encontro com o santo padre, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das arquidioceses e prelazias, e também vão ouvir conselhos de Francisco sobre como melhorar a condução da evangelização na região.

ETAPA

A chamada visita “ad Limina Apostulurum” ocorre a cada cinco anos e significa “no Limiar, na soleira, na entrada ou no limite” das basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo. No Brasil, a agenda é dividida por regionais da CNBB, e essa etapa começou com o Centro Oeste, em 2020, mas foi interrompida por conta da pandemia de covid-19, retornando somente em maio deste ano. Nesta retomada já participaram as regiões Noroeste, Nordeste 1, 4 e 5, Sul 3 e Norte 1, representada pelos bispos do Amazonas e de Roraima, que na ocasião levaram um cocar indígena de presente para o Papa Francisco.

SUSTO

REPERCUSSÃO

Assustou e gerou grande repercussão nas redes sociais o assalto com tiroteio e morte ocorrido na noite de sábado, no Village Mall, um shopping de luxo na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O empreendimento é considerado um dos templos do consumo de luxo no Brasil, frequentado por pessoas de alto poder aquisitivo de praticamente todo o país. O assalto ocorreu por volta das 18h. Os assaltantes fizeram uma funcionária refém, e um segurança foi morto na fuga dos 12 criminosos que participaram da ação.

OFICINAS

EXPECTATIVA

Esta semana é de boas expectativas para o ramo das oficinas mecânicas dentro e fora das concessionárias. É a semana que antecede o início das férias de julho – o esperado verão amazônico, momento de garantir também a segurança dos veículos para o deslocamento de carro rumo às praias do Estado.

Em Poucas Linhas

► A Câmara Municipal de Belém (CMB) tem hoje, às 15h, sessão especial de homenagem ao empresário e diretor comercial da Marmobraz, Isan Anijar. A homenagem à Marmobraz, que tem cinco décadas de atuação no Pará, foi proposta na Câmara pelo vereador Fabricio Gama.

► A jornalista Nice Tupinambá (PSOL) foi confirmada, no sábado (25), como pré-candidata indígena do partido a deputada federal. O evento de lançamento em Belém contou com a participação do prefeito da capital, Edmilson Rodrigues, e de diversas lideranças políticas do PSOL e da causa indígena, da qual a jornalista também tem sido militante.

► De 30 de junho a 3 de julho, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará em visita à Terciária dos Arautos do Evangelho, em São Paulo. Presente em 78 países, os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio, em 2001.

► A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) realiza hoje, a partir das 10h, sessão solene pelo Dia do Fonoaudiólogo. A homenagem atende a requerimento do deputado Raimundo Santos (PSD), pela representatividade da categoria no Pará, com 1.043 profissionais, ficando em números, na região Norte, atrás apenas do Amazonas, que registra 1.113 fonoaudiólogos.

► A administradora Poliana Bentes vai representar o setor mineral no I Fórum de Comércio Exterior, amanhã, em painel com o tema “Mineração e Sustentabilidade: ações que contribuem para transformar vidas”. O ciclo de palestras é a partir das 9h, no auditório David Mufarrej, da Universidade da Amazônia.

► A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, conhecida por sua novena das terças-feiras, terá nesta semana um dia a mais de celebrações. Hoje é dia dedicado à Santa, conhecida como “Maria, Mãe de Deus” e padroeira dos Padres Redentoristas, que receberam do Papa Pio IX, em 1866, a missão de divulgar a devoção ao mundo.

Palavras-chave

Repórter 70
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!