Me Explica

Por Estadão Conteúdo

Material produzido pelo Estadão Conteúdo. Tem a missão de destrinchar, de forma simples e objetiva, os fatos que estão em evidência na política, economia, saúde e ciência no Brasil.

Entenda a invasão ao Congresso dos EUA

Me explica!?

Na quarta (6), um grupo de pessoas pró-Trump invadiu o prédio do Capitólio, onde fica o Congresso americano. Entenda o que aconteceu:  

► Quem invadiu o Congresso dos EUA?

Um grupo de pessoas que participava de um comício de Donald Trump. Quando o ato do presidente acabou, eles caminharam até o Capitólio, onde ficam o Senado e a Casa dos Representantes (Câmara) e cercaram o prédio. Primeiro, o grupo invadiu o perímetro que protegia o prédio, que serve para manter pessoas a uma certa distância do Capitólio. Depois, invadiram o prédio quebrando portas e vidros.

► Por que eles invadiram o Capitólio?

Esse grupo pró-Trump acredita que as eleições presidenciais foram "roubadas" de Trump, embora não haja nenhuma evidência de que isso tenha mesmo acontecido.

► Havia senadores e deputados no Congresso no momento da invasão?

Sim. Ontem estava acontecendo uma sessão conjunta entre as duas casas legislativas, que vai confirmar a eleição de Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos.

► Alguém saiu ferido?

A imprensa americana informou que uma pessoa foi baleada dentro do Capitólio e levada ao hospital.

► A polícia não retirou as pessoas do local?

O Capitólio tem sua própria polícia, que não foi capaz de conter os invasores. Mais de uma hora depois do incidente, o governo federal autorizou o envio de tropas da Guarda Nacional para retirar o grupo pró-Trump do Congresso.

► O que Donald Trump disse desse caso?

Pelo Twitter, ele pediu aos invasores que não recorressem à violência.

► E o que disse Joe Biden, o presidente eleito?

Ele fez um discurso condenando a invasão e dizendo que Trump deveria "assumir a responsabilidade" e conter os invasores.

Me Explica
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!