CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Economia com E

Elisa Vaz

Jornalista e repórter de economia. O foco da coluna é informar sobre economia de um jeito simples e acessível. Com publicação quinzenal, às sextas, a ideia é falar sobre finanças em uma linguagem mais popular para todos os públicos.

Black Friday: data é saída para quem quer economizar com presentes de Natal

Elisa Vaz
fonte

A contagem regressiva para as festividades de final de ano já começou. Falta exatamente um mês para a noite de Natal e, mesmo com essa “folga”, muitas pessoas já têm ido às ruas garantir presentes para amigos e familiares. O motivo é simples: quase todas as lojas estão em queima de estoque e têm campanhas de descontos durante a Black Friday, celebrada hoje (24).

VEJA MAIS:

image Black Friday: chegada da data aumenta expectativas de lojistas; ACP espera alta de 5% nas vendas
Empresários apostam em promoções para atrair consumidores e queimar estoque. A maioria das empresas paraense se preparou para esse movimento.

image Shoppings de Belém terão horário estendido nesta Black Friday; descontos chegam a 70%
Estabelecimentos anunciam descontos de até 70% nos produtos

image Procon divulga lista de sites que devem ser evitados na Black Friday; veja
De acordo com o Procon, o consumidor que tiver dúvidas pode procurar o órgão de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.

Esta sexta-feira repleta de promoções pode ser uma estratégia inteligente para quem busca economizar e garantir os mimos de Natal com custo mais baixo, adiantando a lista de presentes, evitando a correria típica dessa época e, claro, poupando o bolso.

Pensa comigo: todos os anos, a Black Friday movimenta cifras impressionantes, com descontos em eletrônicos, roupas, produtos de beleza e artigos para casa, entre outros. E essa não é uma exclusividade das lojas físicas; o comércio online também entra na dança, proporcionando uma experiência de compras igualmente vantajosa.

Então, por que não usar essa data tão comercial para benefício próprio? Em vez de gastar agora com algo de que não precisa, use essa oportunidade para antecipar o que já gastaria em dezembro.

Renda extra

A chegada do fim do ano ainda tem outra vantagem nesse caso: o décimo terceiro salário. Se você recebe de forma parcelada, o cenário é ainda melhor, porque nem vai mexer com o seu rendimento mensal normal.

Sugiro, portanto, que você aproveite essa entrada extra de dinheiro para garantir os presentes sem comprometer o orçamento mensal. Planejamento é a palavra-chave, e a Black Friday é o cenário perfeito para colocar isso em prática. Se você não gosta de shopping, vale a pena procurar lembranças natalinas em grandes sites.

Aqui vai uma dica para você que quer usar esta sexta-feira - e o final de semana, porque as promoções tendem a se estender - para antecipar os gastos de dezembro: pesquisar é sempre a melhor saída para encontrar o preço mais em conta, comparando os valores entre várias varejistas.

Como usar a Black Friday pensando no Natal:

  • Faça uma lista: Antes mesmo de começar a busca por promoções, liste os presentes que pretende comprar e quantas pessoas serão agraciadas com eles. Isso ajuda a manter o foco e evita compras impulsivas.
  • Compare preços: Nem sempre o desconto é tão vantajoso quanto parece. Compare os preços em diferentes lojas para garantir que está realmente economizando.
  • Use o décimo terceiro com sabedoria: Se recebe o décimo terceiro salário parcelado, planeje as compras de acordo com as datas de recebimento. Assim, é possível distribuir os gastos ao longo do período. Nesse caso vale até fazer um parcelamento dos gastos com presentes.
  • Fique de olho nas ofertas online: O comércio eletrônico oferece uma variedade imensa de produtos com preços atrativos. Aproveite a comodidade de comprar sem sair de casa.
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
ECONOMIA COM E
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!