Confira os destaques da coluna de Bernardino Santos

Bernardino Santos

CÍRIO A A Z

A pesquisadora Mízar Klautau Bonna, autora de sete livros sobre o Círio, prepara uma nova edição da obra “Círio de A a Z”, a ser lançada perto da grande data dos paraenses.

VENEZA EM RISCO

O acidente no porto de Veneza, no domingo, expôs números alarmantes sobre a cidade, onde moram 50 mil pessoas e há registro de 30 milhões de turistas por ano. Desse total, apenas 20% dormem lá. O restante passa algumas horas, gasta pouco e emporcalha as ruas.

Por isso, a Prefeitura local decidiu cobrar uma taxa de quem for a Veneza e não pernoitar. Vai ser uma forma de compensar os cofres públicos e reforçar a verba destinada à limpeza urbana.

LANDI

“O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”, foram os temas da última edição do Projeto de Roteiros Geo-Turísticos. Esse projeto é maravilhoso!

LITERATURA

Acaba de sair a segunda edição do livro “Senda Bruta”, do grande romancista Ildefonso Guimarães e, ao mesmo tempo, a obra “Ildefonso Guimarães - ensaios do centenário”, com textos de Arthur Bogea, Paulo Correa e Paulo Nunes. Ildefonso foi um dos maiores nomes da literatura produzida no Pará no século XX e precisa ser lido.

DÁ PENA...

É triste ver, em plena Avenida Nazaré, um bangalô antigo sendo devorado pelo mato. Trata-se da Casa do Estudante de Roraima, ao lado do casarão que pertenceu ao empresário Jorge Age. Além de enfear o trajeto do Círio, a vegetação coloca em risco o imóvel que, como tantos outros, pode desabar e deixar mais um buraco na memória da cidade.

WALCYR, SAUDADE

Uma legião de amigos do escritor Walcyr Monteiro se reúne hoje, às 19h30, na Catedral (tinha mesmo que ser uma igreja tão grande para receber tanta gente), a fim de rezar por sua boníssima alma, no sétimo dia de retorno à Casa do Pai.

A arqueóloga e fotógrafa Edithe Pereira, com o amigo Antônio Carlos Lobo Soares, no vernissage de sua mostra de fotos (Divulgação)

VITRINE

- O jornalista Rodrigo Vieira do Carmo, há muito radicado em São Paulo, faz temporada entre nós para rever os amigos.

- Foi um grande sucesso o vernissage da mostra “Reminiscências do Olhar”, da fotógrafa e arqueóloga Edithe Pereira, no Espaço Cultural do TRE. A exposição fica aberta até 5 de julho.

- Os amigos Vânia e José Fragoso Rei programam nova temporada pela “terrinha”. Embarcam em junho para Lisboa

- Fortunato Athias marcou para o dia dos Namorados o lançamento de seu novo - e excelente! - livro de crônicas. 

- Saber, você sabe, todo mundo sabe: quem faz e acontece, seja com o titular, seja com o interino, no Bernardino aparece. E brilha.

- Neumara Carneiro está fazendo um excelente trabalho no Cartório do 2º Ofício. Diego Kós Miranda ganhou uma assistente de primeira qualidade.

- Andrea Meira começou a reunir textos em verso e em prosa para um livro.

- Quem também começou a organizar material para uma publicação é Francisco César - o Astro - que tem muita coisa a contar.

- Bom dia para a amiga Célia Medina Cavalcante, leitora desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã.

- Novamente aqui, para cumprir uma breve interinidade, na ausência do Bernardino

- Mensagens para esta coluna pelo e-mail jcparis1959@gmail.com

-  João Carlos Pereira

Colunas e Blogs
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!