Confira os destaques da coluna de Bernardino Santos

Bernardino Santos

PERFIS DO POVO

Há dez anos sem pesquisa, o IBGE fará, em 2020, um dos mais completos perfis do povo brasileiro, que deverá apresentar um quadro social evolutivo nas questões dos costumes, com o crescimento da mulher em vários setores; da sexualidade, como a liberdade de escolha dos parceiros; e das redes sociais, que deram voz e vez para a sociedade, independente de sua opinião.

BALA COM BALA

Um simples revólver calibre 38 deverá custar quase 3 mil reais nesse mercado livre de armas para defesa pessoal. Como pobre não tem esse dinheiro, quem vai se armar é a classe média, caso o STF não considere inconstitucional a decisão presidencial. É bala com bala.

PERGUNTINHA

Que argumentos podem estar por trás da permissão para jornalista andar armado? 

FAMÍLIA

A grande chuva que caiu no domingo das mães contribuiu para que as famílias ficassem mais tempo em torno da matriarca, ao invés de irem almoçar em restaurantes em meio a balburdia de filas de espera e pouca interação de amor que a data enseja.

E O SALÁRIO, OH!

Está no ar, e no cálculo de planilhas do Planalto, “medida constitucionalmente válida”, a possibilidade de governadores de Estado em grave situação financeira reduzirem o salário de servidores.

CAMARÃO

Muaná prepara-se para o 38º Festival do Camarão, em junho, um dos maiores eventos culturais do Marajó. Além do camarão com açaí, haverá luta cabocla; montaria marajoara e shows artísticos. O prefeito Murilo Guimarães prepara a cidade para receber os turistas. 

MEMÓRIAS

Morando em Porto Alegre (RS) Dilma Rousseff começou a escrever seu livro de memórias, da época da militância política até chegar à Presidência da República.

CULTURA

Em sua recente viagem a São Paulo, a diretora técnica da Fundação Carlos Gomes, Jena Vieira, fechou algumas parcerias para produções culturais em Belém.

SAÚDE NO RIO

O bispo de Óbidos, D. Bernardo Ballmman, inaugura no próximo dia 19 o navio-hospital “Papa Francisco”, que fará atendimento médico subindo e descendo os rios da região. Um bom trabalho da igreja católica.

TE CONTEI?

O Supremo Tribunal Federal tem uma frota de 88 carros novos e de luxo, com motoristas e quota de combustível liberada, para atender seus 11 ministros. Isso é um mau exemplo de “efeito cascata” para outros tribunais. 

VTRINE

- A diretoria do Grêmio Português se prepara para a tradicional Festa da Sardinha, marcada para 8 de junho. 

- Estão sendo distribuídos os convites para o chá de panela da médica Elisa Alves, que acontece dia 1º de junho, no Salão Cristal do Pomme D’Or, com cerimonial de Carla Ruffeil. 

- Gyselle Vaz e Carmem Peixoto foram homenageadas como “Mães Contemporâneas 2019” pela clínica Iandê.

- Bom dia para o amigo Alberto Pinheiro, leitor da coluna, bem cedo, no café da manhã. 

- Focada no crescimento de sua empresa, Débora Goldenberg participou da palestra ministrada em Belém pelo expert Wendell Carvalho.

- Laís Zumero ganhou jantarzinho de um grupo fechado de amigos, na Grand Cru, pelo seu aniversário.

- Os artistas Décio Soncini e Francisco Gonzalez abrem nesta quinta-feira a Exposição 4.2 na galeria do CCBEU.

- Em dez dias de maio, o jornalista José Maria Leal Paes viu publicados cinco comentários no jornal o Estado de S. Paulo

- Começou ontem e vai até sábado a 17ª Semana Nacional de Museus, no MEP. 

- Cantinho da poesia: “Ah, se eu pudesse entender, o que dizem os seus olhos...” (Tom Jobim)

Colunas