Confira os destaques da coluna de Bernardino Santos

Bernardino Santos

DATA HISTÓRICA

Alcyr Meira e Anazía Virgolino, respectivamente presidentes da Academia Paraense de Letras e do Instituto Histórico, promovem amanhã, em conjunto, hoje, os 119 anos de fundação das entidades. A cerimônia comemorativa será na sede da ACP.

O “imortal” Alcyr Meira comanda hoje, no IHGP a cerimônia de mais um aniversário de fundação da Academia Paraense de Letras, da qual é presidente. (Divulgação)

CORREIOS

Funcionários dos Correios vão lutar contra a privatização da ECT, como deseja Paulo Guedes. Para quem não sabe, a estatal atende a 5.580 municípios do país. Em alguns lugares da imensa Amazônia, os Correios são a única representação da União.

VELAS

A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Marco, está nos detalhes finais para a Procissão das Velas, no dia 13 de maio. É a terceira maior romaria do Pará. Só perde para o Círio e Trasladação.

LITERATURA

A convite do IFPA, o escritor Salomão Larêdo falou ontem sobre livro, leitura e literatura, para os estudantes daquela instituição de ensino superior, que era a antiga Escola Técnica do Pará.

TOMBO

Livros de tombo, de registro de batismo, crisma e casamento de 1920, estão sumidos. Contam-me os pesquisadores que andam pelas paróquias da capital e interior e nada mais encontram. Do mesmo modo os livros de registros dos cartórios não são encontrados por pesquisadores que reclamam à coluna.

NOVOS TEMPOS

A indústria fonográfica até que tentou manter vivo os CDs e discos long play buscando o mercado dos saudosistas mas em 2018 as vendas foram um fracasso brutal e representou apenas 2% das vendas do setor. Contra a internet e os celulares, não há vida que se sustente.

UEPA EM PONTA

No dia em que festejou 141 anos, o município de Ponta de Pedras recebeu a boa notícia do governador Elder de que a Universidade do Estado do Pará vai chegar na cidade com um núcleo de ensino superior.

PARA REFLETIR

“A vida de verdade não segue uma reta, ela é feita de vitórias e fracassos, erros e acertos...” (Fernando Pessoa)

ÁGUAS GRANDES

As águas grandes do inverno amazônico que está indo embora, invadiram as beiradas do rio Capim, em são Domingos, assustando moradores ribeirinhos que nunca tinham visto coisa igual. Marabá, Tucurí, Cametá, sofrem com a maré alta, desabrigando moradores, há muitos anos.

LIVRO PÓSTUMO

Na Casa da Linguagem, no próximo dia 8 de maio, acontece o lançamento do livro “Rir é o Melhor Corretivo”, obra póstuma do saudoso jornalista Euclides Farias, que morreu ano passado. A sessão de autógrafos, comandada pela viúva do autor, Daniele Almeida, começará às 18h30. A obra tem o selo da IOE. 

VITRINE

- Amanhã a diretoria da festa de Nazaré realiza na AP ás 21 horas, o evento Mamãe Vai Dançar. A renda será revertida para obras da Basílica de Nazaré.

- Gerson Peres um dos políticos mais íntegros do cenário paraense, comemorou ontem a chegada de idade nova com um jantar restrito aos familiares.

- Poeta João de Jesus Paes Loureiro vai lançar em junho um livro com poemas das encantarias amazônicas.

- Bom dia para o médico e escritor Alfredo Oliveira, leitor da coluna, logo cedo, no café da manhã.

- Será em Fortaleza, no próximo mês de setembro, o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas. Vamos lá.

- O promoter Ernesto Dias faz aniversário hoje e reúne os amigos para as comemorações de estilo em maio a um almoço. Parabéns, amigo.

-  Ernesto e Jacqueline Pereira estão com passaportes e vistos atualizado para um giro pelos States.

- Grupo Cabeça de Prata de AP se reuniu ontem para o seu almoço mensal, na Estação Gourmet de Nazaré.

- Cuidado, os escorpiões estão em vários bairros da cidade, principalmente nos bairros do Entroncamento e Cabanagem. Seu ferrão pode ser mortal.

- Um abraço para a colega Roberta Vilanova, presidente do Sindicato dos Jornalistas que está em dia de ganhar idade nova.

- Rosana e Mário Cantuária retornam amanhã de São Paulo, após rápidas férias.

- Cantinho da poesia: “Ser como o rio que deflui, silencioso dentro da noite. Não temer as trevas da noite, se há estrelas no céu, refleti-las...” (Manuel Bandeira)

-  Por hoje é só. A musa me chama.

Colunas e Blogs
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!