BEABÁ COM BEL

Por Bel Soares

Coluna assinada por Bel Soares que é Comunicóloga por formação e paixão, especialista em Comunicação Humanizada, atuante na Assessoria de Marcas Pessoais e colunista e podcaster do Beabá com Bel. | belmsoares@hotmail.com

Você é fluente no Idioma da representatividade?

Bel Soares

Desde sempre acredito, como dois mais dois são quatro, no poder da comunicação para criar pontes, relacionamentos e até mesmo abismos. Quando se trata de branding, seja ele pessoal ou corporativo, a comunicação vai para o campo das narrativas gerando percepções e construindo reputações.

Quem fala (ou posta), de certa forma, está se posicionando e, em tese, quem se posiciona tem mais chances de “influenciar” e de emitir sinal. Só um detalhe: sinais precisam estar  congruentes com aquilo que você é. Não adianta querer parecer e não ser.

 Então, como anda seu discurso? Está alicerçado na verdade ou num personagem? E o discurso do seu negócio? Tem realmente como base os valores descritos lá no site institucional, nas redes sociais e naquilo que você prega como propósito e missão?

Se, de alguma forma, o seu discurso faz as pessoas se sentirem representadas, você jamais pode esquecer que o idioma da representatividade deve ser  praticado off line e não somente on line onde tudo é editável.  Quem não se atenta a isso expõe sua marca a arranhões que irão demandar um árduo trabalho de gerenciamento de crise de imagem.

Ou seja, não adiantar jogar holofotes sob  temas como ESG, mercado inclusivo, diversidade, comunicação humanizada se você sequer tem exemplos práticos de que transita nessas pautas para além do discurso.

“Surfar na onda” de temas que estão em voga demanda primeiro você olhar para os seus próprios valores e conceitos internalizados e refletir sobre o que dá para desconstruir e o que precisa apenas de lapidação. Digo isso porque já vi muita empresa querendo atuar (para a audiência ver) na causa do racismo, contratando modelos negras para campanhas e, no entanto, em  seu quadro de funcionários sequer tinha um negro(a) em posição de destaque.  Baita contraste, né?

E você marca pessoal? Já parou pra pensar que gravar vídeo falando sobre sustentabilidade não adianta nada se o seu comportamento depõe contra?

O idioma da representatividade precisa  primeiro ser aprendido que nem aprendemos o “be-a-bá”  na escola, a diferença é que não tem a tia pra te ensinar, aqui a professora se chama VIDA.

Tá disposto a aprender?

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Beabá com Bel
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BEABÁ COM BEL