Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Missa abre oficialmente a 229ª edição do Círio de Nazaré na Basílica Santuário

Cerimônia é aberta ao público e regida pelo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira

Ana Laura Carvalho / O Liberal

A 229ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que este ano tem como tema “O Evangelho da Família na Casa de Maria”, foi aberta oficialmente no início da noite desta terça-feira (5). A missa das 18h, realizada na Basílica Santuário de Nazaré, deu início à programação.

VÍDEO: Belém recebe iluminação especial para o Círio de Nazaré Imagem 'gigante' de Nossa Senhora foi instalada e iluminada na Praça Santuário

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, deu as boas-vindas aos fiéis que acompanharam o evento, dentro e fora da Basílica, através de telões, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a covid-19. Logo após, o bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro conduziu o evento.

O religioso convidou o público católico a refletir sobre o significado e tema do Círio deste ano. “Celebramos o Círio para admirar as belezas do ministério de Deus no coração de Maria. Deus que se manifesta com a sua ternura, que faz milagres, coisas extraordinárias no coração dessa mulher. Deus que prepara a história para acolher o seu filho. Tudo isso nós lembramos no Círio”, refletiu.

“Não haveria, verdadeiramente, a celebração de um Círio sem lembrarmos as maravilhas de Deus na vida de Maria. Queremos renovar, através do Círio de Nazaré, as virtudes marianas: da paixão por Deus, da oração, da sensibilidade para com os necessitados. Ao longo do Círio, nós somos convocados a renovar a nossa visão e aprofundar nas atitudes de Maria”, explicou dom Antônio.

Missa Círio

PROGRAMAÇÃO

Ao final da missa, haverá a distribuição de partes da corda deste ano para representantes das oito regiões episcopais, para que distribuam às 98 paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém. Em seguida, a Diretoria da Festa, o Clero e convidados se posicionarão em frente à Basílica de Nazaré, para aguardar o momento em que as luzes dos tradicionais arcos e da fachada da Igreja serão acesas.

Outra novidade para este ano é a iluminação da Praça Santuário de Nazaré, em parceria com a Seurb, da Prefeitura de Belém, que também será acesa neste dia. Assim estará aberta oficialmente a Festividade Nazarena de 2021.

Ainda faz parte da programação desta noite um concerto musical com a Amazônia Jazz Band, na Concha Acústica da Praça, e a premiação dos vencedores do XXVII Concurso de Redação do Círio.

No mesmo evento, o arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa lança o livro “Conversa com Nossa Senhora”, o segundo livro da coleção “Aos pés do Senhor”, com edição da Editora Sementes do Verbo. A coletânea conta os testemunhos do pastoreio do Arcebispo na Amazônia, ao longo de 11 anos de episcopado na Arquidiocese de Belém. São diversos temas abordados, de forma simples e direta, com olhar de pastor, temas como: vocação, igreja, sociedade. Esta edição conta de forma especial o diálogo proposto do Arcebispo com Nossa Senhora em seus diversos títulos marianos.

Palavras-chave

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!