Conheça o manto que a Imagem Peregrina usará nas procissões do Círio 2019

Redação Integrada

O manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos e nas 12 romarias oficiais da 227ª edição do Círio deste ano foi apresentado ao público que compareceu à Basílica Santuário na noite desta quinta-feira (10). A cerimônia de apresentação foi realizada logo após a Santa Missa das 18h, presidida pelo cônego Vladian Alves da Silva, da Paróquia São Pio X. OLiberal.com transmitiu a cerimônia ao vivo.

DESCRITIVO DO MANTO

No manto deste ano a figura de “Maria, Mãe da Igreja” se expressa de modo simples e belo. Ele homenageia o Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia e os 300 anos de criação da Diocese de Belém, hoje Arquidiocese. A samaumeira, dado o seu significado de árvore da vida para os povos originários de nossa Região Amazônica, rainha das outras árvores, nos remete à vida que circula entre nós. Na flor, a delicadeza de Maria, na árvore, a fortaleza, virtude vivida por Maria aos pés da Cruz. O broche do manto de 2019 traz a homenagem aos trezentos anos da Diocese de Belém, com a Igreja Mãe, a Catedral, sobre um barco.

FICHA DESCRITIVA
Estilista: Káthia Novelino
Desenho: Celeste Heitmann
Metais: Marcelo Monteiro / Ourogema
Pedras: Lílian Castro
Bordado: Rosa Ventura e Antônio José Sousa
Costura: Edyr Silva
Material: Tecido de cetim de seda pura branco, renda chantilly francesa prata;
Fundo do manto: vidrilhos jablonex nas cores prata, branco erizado e grafite acetinado, cristais sextavados boreal transparente; Flores e folhas em organza com verso em veludo, rebordadas em vidrilho bege acetinado, branco erizado, três tons de verde e cristais na cor cobre; Cruz bordada em linha de seda nos tons prata, ouro e cobre; peças em prata banhadas a ouro, ponteiras da cruz, ostensório, broche, contendo pérolas, rubis, diamantes e crisopázios. Barrado bordado em cristais e vidrilho prata.

O manto que a imagem peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, pois é confeccionado exclusivamente para o período da festividade. Há poucos registros sobre quando teve início essa tradição e a troca das peças a cada edição do Círio. Há também algumas divergências históricas sobre o fato de Nossa Senhora ter sido achada com ou sem manto.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!