A última procissão da Festividade Nazarena de 2026 será realizada, nesta segunda-feira (26), a partir das 8h, logo após a missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Metropolitano de Belém. Esse será o momento de encerrar oficialmente os 15 dias de celebrações dedicadas a Nossa Senhora de Nazaré. O percurso será concluído em cerca de uma hora e, segundo estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré, deverá reunir aproximadamente 50 mil pessoas. A decoração do andor é de Paulo Morelli.
Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida ao Glória, por volta das 6h30, pelos membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). O Recírio é a 14ª procissão da festividade. Durante o percurso, a Imagem Peregrina da Virgem de Nazaré será conduzida por aproximadamente 800 metros, o menor trajeto entre todas as romarias oficiais. Os devotos acompanham o andor saindo da Praça Santuário pelo calçadão, seguindo pela Passagem Dom Alberto, pela Travessa Generalíssimo Deodoro e pela Avenida Nazaré, até chegar ao Colégio Gentil Bittencourt. As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação da DFN.
“O Recírio é a nossa despedida, mas é um adeus cheio de esperança. Agradecemos a Deus e a cada devoto por mais um Círio vivido com tanta fé. Nossa Senhora volta para a sua casa, mas continua no coração do povo paraense até o próximo ano”, disse Antonio Sousa, coordenador do Círio 2026.
VEJA MAIS:
Origem
A primeira Procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente ao ano de 1859. Naquela época, o Recírio acontecia no domingo à tarde, marcando a volta da imagem à Capela do Palácio do Governo, conforme relatos históricos do mesmo ano. Conhecido como o “Último Ato da Festividade Nazarena”, o cortejo era encerrado com uma missa e o disparo de fogos de artifício na praça em frente ao Palácio.
Atualmente, após a procissão, a Imagem Peregrina permanece na Capela do Colégio Gentil Bittencourt e, em seguida, retorna à Basílica Santuário, onde fica durante todo o ano, até o início da próxima festividade.
Serviço:
Assunto: Recírio 2026
Data: 26 de outubro (segunda-feira)
Horários:06h30 - Subida da Imagem Original de Nossa Senhora, na Basílica Santuário
07h - Missa do Recírio, na Praça Santuário
08h - Recírio, saída da Praça Santuário

.png?f=default)