Círio 2025: terceira Romaria da Acessibilidade reúne fé, solidariedade e respeito neste sábado (25)

A procissão foi pensada especialmente para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, oferecendo um trajeto seguro e acessível pelas ruas arborizadas do centro de Belém

Dilson Pimentel
fonte

Em sua terceira edição, a Romaria da Acessibilidade, lançada em agosto de 2023 pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), será realizada neste sábado (25), a partir das 8 horas, com saída da Praça Santuário, logo após a chegada da Romaria dos Corredores. Com o lema "Nada sobre nós sem nós", a procissão foi pensada especialmente para pessoas com deficiência (PCDs) e mobilidade reduzida, oferecendo um trajeto seguro e acessível pelas ruas arborizadas do centro de Belém.

O percurso parte da avenida Generalíssimo Deodoro, segue pela avenida Braz de Aguiar, travessa Quintino Bocaiúva e avenida Nazaré, encerrando novamente na Praça Santuário. Será 1,45 km de caminhada, com duração aproximada de uma hora. Idealizada para atender a um antigo desejo de devotos com limitações físicas que sonhavam em participar do Círio, mas se sentiam inseguros devido à distância e à grande concentração de fiéis nas outras romarias, a Romaria da Acessibilidade tornou-se um marco de acolhimento e inclusão, informou, ainda, a Assessoria de Comunicação da DFN.

“Desde o primeiro ano pensamos em todos os detalhes para receber com carinho aqueles que têm dificuldades de participar das grandes procissões. Esperamos um público de cerca de 3 mil pessoas nesta edição”, disse o diretor de Procissões da DFN, Mário Tuma Jr. O evento contará com cerca de 250 voluntários e 10 entidades representativas do público PCDs, com profissionais das áreas de saúde, intérpretes de Libras, audiodescritores, apoio da Cruz Vermelha e da Guarda de Nazaré. Haverá entrega de abraçadeiras identificadoras para quem precisar de suporte adicional.

VEJA MAIS:

image Romaria da Acessibilidade é marcada por inclusão e devoção à Nossa Senhora de Nazaré
Nenhum tipo de deficiência foi capaz de impedir a fé e o amor dos romeiros por Nossa Senhora durante a procissão, que marcou o sábado (26) em Belém

image Imagem de Nossa Senhora de Nazaré chega à Basílica e Romaria da Acessibilidade é concluída
Em um momento carregado de emoção, os fiéis puderam tocar na imagem de Nossa Senhora, antes de ela entrar na Basílica de Nazaré

Carro de som equipado com audiodescrição, intérpretes e um coral de Libras 

“Levamos muito a sério o lema das pessoas com deficiência. Elas não querem apenas participar, mas também ajudar na organização. Teremos cadeirantes atuando como locutores no carro de som, autistas e deficientes visuais como cantores, e pessoas com síndrome de Down entre os voluntários”, afirmou Luiz Carlos do Amaral Silva, coordenador das entidades participantes. Durante o percurso, serão disponibilizados oito pontos de apoio com banheiros, áreas de descanso e distribuição de água. A procissão contará ainda com um carro de som equipado com audiodescrição, intérpretes e um coral de Libras se apresentando em frente ao TCE.

“Desde o início do ano, nos preparamos com muito cuidado. Realizamos reuniões mensais, novenas, treinamentos presenciais sobre acolhimento e segurança, além de uma missa de envio, que acontece nesta quarta-feira, dia 22, na Paróquia de Santa Cruz”, acrescentou Luiz Carlos do Amaral. Karen Loureiro, membro da DFN e mãe da Ana Carolina Reis, adolescente com autismo, disse que a Romaria da Acessibilidade também representa um profundo gesto de evangelização. “Ao permitir que pessoas com deficiência vivenciem o Círio de forma plena, a procissão torna-se espaço de testemunho e fé”, contou. “A participação ativa dessas pessoas na caminhada é um sinal concreto do Evangelho em ação, onde todos têm lugar, voz e missão. Cada passo dado por elas é expressão viva da esperança e da superação, inspirando a sociedade a reconhecer a beleza da diversidade”, afirmoiu.

Serviços e pontos de apoio:

1. Cruz Vermelha (Praça Santuário) - Emergência.

2. Neuro Hability (esquina Generalíssimo/Brás) - Somente distribuição de água.

3. QI Vestibular (Brás de Aguiar) - Água, banheiro e área de descanso.

4. Clínica Manacá (Quintino Bocaiúva) - Água, banheiro e sala de descanso.

5. TCE - Água, banheiro e local de descanso.

6. Sespa (Av. Nazaré) - Ambulância e profissionais médicos.

7. Payssandu - Água e espaço para descanso.

8. Locadora Top (Av. Nazaré) - Água, banheiro e local de descanso.

Entidades participantes:

1. APABB - Associação de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência, do Banco do Brasil e da comunidade.

2. SABER - Serviço de Atendimento e Reabilitação.

3. INSTITUTO FELIPPO SMALDONE - Ensino especializado para surdos.

4. APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

5. FAAPPA - Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Pará.

6. ASCEPA - Associação de e para Cegos do Pará.

7. UFPA/DACESS - Diretoria de Acessibilidade da Universidade Federal do Pará.

8. UFRA/ACESSAR - Núcleo de Acessibilidade da Universidade da Amazônia.

9. CREFITO12 - Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª região.

10. FUNDAÇÃO PESTALOZZI - Escola de educação especial.

Romaria da Acessibilidade

Data: 25/10/25 (sábado)

Hora da saída: 8h

Local de saída: Praça Santuário

Percurso: 1,45 km de caminhada, com duração aproximada de uma hora.

 

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!