CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: encerramento da festividade contará com vídeo mapping, fogos e outras atrações

A missa de encerramento do Círio 2022 será neste domingo (23), às 18h, na Basílica Santuário. Na ocasião, haverá o anúncio do tema do Círio 2023

Eduardo Rocha
fonte

Foi bom conferir de novo um mar de gente seguindo a Imagem Peregrina da Rainha da Amazônia rumo à Praça Santuário, no centro de Belém, e toda a programação da festividade. Agora, neste domingo (23), acontecerá o encerramento do Círio, e, na segunda-feira (24), será a vez do Recírio. O término da 230ª edição  do Círio de Nazaré  começará com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, na Basílica Santuário, às 18h, aberta ao público. Antes, às 8 horas de hoje (23), será realizada a Procissão da Festa.

O arcebispo destaca que em 2020 e 2021 o Círio não foi interrompido, mas, sim, realizado com ações de evangelização em meio a restrições sanitárias por causa da covid-19 e por meio dos novos recursos de comunicação. “Agora, foi-nos possível realizar o Círio de forma presencial, com grandes frutos, e estamos continuando a quinzena do Círio, com grande fervor. Um ganho especial foi o tema de Evangelização - "Maria, Mãe e Mestra" - que encontrou eco em toda a Igreja de Belém”. “O grande fruto é o crescimento da vida cristã, cujo apelo atinge a tantas pessoas, e muitas delas antes afastadas da Igreja”, observa.

VEJA MAIS 

image Círio 2022: missa de encerramento da festividade conta com espetáculo de vídeo mapping
A missa de encerramento do Círio 2022 será no próximo domingo (23), às 18h, na Basílica Santuário. Na ocasião, haverá o anúncio do tema do Círio 2023

image Procissão da Festa inicia despedida do Círio 2022
Romaria é a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena

image Corrida e Caminhada do Círio 2022 mobilizam 5 mil atletas neste domingo (23); confira os resultados
São três percursos, que variam de 3,5 km a 10 km, com saída do Portal da Amazônia, no momento de retomada pós-pandemia

Acerca do Círio ter transcorrido sem anormalidades e com 2,5 milhões de pessoas, dom Alberto afirma: “Não há um Círio menor do que os anteriores. Todos estávamos com muita saudade, e pudemos compensar este sentimento que envolvia toda a população. E os Círios que se seguirão serão maiores!”. Como lição dada pela Mãe e Mestra Maria, ele enfatiza: “A lição é que vale a pena viver a vida da Igreja, vale a pena ser cristão, e é nossa missão acolher a todos. Esta é também uma missão da Igreja Católica, a quem cabe realizar, viver, divulgar e ampliar o Círio, para ser uma luz que ilumina o caminho para Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. E nós reaprendemos que não é possível ser paraense sem esta raiz mariana e católica”.

Neste final da festividade, o arcebispo deixa como mensagem que as pessoas se abram para viver o Evangelho de Jesus Cristo. “A Mãe e Mestra, Maria, nos conduziu até ele”. “E que nossa Igreja de Belém seja uma Igreja de Portas Abertas, a fim de que todos se encham de alegria! Aqui está a razão por eu ter chamado o atual de "Círio da Alegria". Maria, "Causa de nossa alegria", como a invocamos da ladainha, passa na nossa frente e nos convoca a viver assim!”, arremata.

Devota

A contadora Ana Maria Ferreira, 65 anos, moradora no bairro do Jurunas, acompanhou a Trasladação e assistiu a passagem da Imagem Peregrina, na Praça da República, no Círio. “Essa volta do Círio presencial é inexplicável, é muita emoção, só sentindo, e eu agradeci pela minha vida, pela vida da minha mãe, já idosa, por essa oportunidade de nos deixar reviver, renovar essa esperança, essa fé. essa amor por Maria”. Ela se programa para participar do Encerramento do Círio e ir ao Recírio.

Imagens

Após a missa,  haverá apresentação de vídeo mapping na fachada da Basílica. Na ocasião, também será feito o anúncio do tema do Círio 2023, além dos tradicionais fogos, apenas com espetáculo de cores e música, a partir das 21h30. No vídeo mapping, haverá projeção de imagens sobre a fachada da Basílica Santuário, pelo projeto “Cores, Sons e Sensações”. O espetáculo é aberto ao público. A realização é do VJ Lobo e da Amplicriativa, com apoio institucional da Basílica de Nazaré e da Diretoria da Festa de Nazaré. Poderá também ser visto ao vivo pela TV Nazaré, Instagram do Círio de Nazaré (@ciriooficial) e redes da Basílica.

Fogos

O espetáculo de fogos de baixo ruído (show pirotécnico) deve durar cerca de 7 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Assim, o Arraial de Nazaré será fechado para a entrada do público a partir das 19h. Será reaberto somente na segunda, a partir das 8h da manhã.

O perímetro do entorno da Basílica Santuário será isolado para veículos, em virtude do Encerramento do Círio. Para isso, haverá interdição na avenida Generalíssimo Deodoro com a avenida Nazaré, na Vila Leopoldina com avenida Nazaré e na Governador José Malcher, com a Generalíssimo Deodoro. O trânsito e as linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré serão desviados pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino e os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaiúva, seguirão direto pela Gentil Bittencourt, a destino.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!