CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Procissão da Festa inicia despedida do Círio 2022

Romaria é a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena

Daleth Oliveira
fonte

Em clima de despedida do Círio 2022, cerca de dois mil fiéis foram às ruas na manhã deste domingo (23) para participar da Procissão da Festa. A romaria é a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima procissão da quadra nazarena.

Às 8h, após a missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada na Rua dos Caripunas, a procissão seguiu pela travessa Quintino Bocaiúva, avenida Conselheiro Furtado, travessa Benjamin Constant, avenida Nazaré até a Praça Santuário, percorrendo 2,4 km. O término se deu quase 9h30.

image A missa que antecedeu a caminhada foi celebrada por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém (Thiago Gomes / O Liberal)

Durante a programação realizada há mais de 110 anos, a Imagem Peregrina é conduzida durante a romaria no carro Berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa que antecedeu a caminhada foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Ao final das quase 1h30 de romaria ele agradeceu a dedicação dos fiéis para com a celebração e os convocou para fazer ainda mais para o próximo ano. “O Círio de Nazaré é como um grande rio que é alimentado pelos pequenos afluentes. Por exemplo, o volume do Amazonas, que é muito volumoso com seus afluentes, assim também é o Círio de Nazaré. Devemos fortalecer as paróquias, as cidades vizinhas, as novas comunidades, novas capelas e assim nós vamos manter a vivacidade, a beleza e esse volume da água do rio que é o Círio de Nazaré”, disse aos fiéis.

Fizeram parte da programação, a fim de garantir a segurança dos devotos nas ruas mais de 100 agentes de segurança pública, sendo 96 apenas da Polícia Militar do Pará.

Gratidão

Agradecimentos pela retomada dos eventos da quadra nazarena nas ruas, após dois anos de pandemia de covid-19, também marcaram o domingo. Antônio Salame, diretor-coordenador da Festa de Nazaré (DFN), disse que era um momento de agradecer, já que até o início deste ano, o cenário da pandemia seguia trazendo incertezas sobre o formato das romarias. "Essa procissão é um momento para todas as pessoas que trabalham nas romarias poderem agradecer e pedir bênçãos, inclusive a própria imprensa", comentou.

"A grande graça que recebemos foi superar a pandemia. No início do ano, não tínhamos essa expectativa de estar aqui, neste momento sem máscara, celebrando o dom da vida e agradecendo à Nossa Senhora por tudo. Quando estamos com ela, não nos perdemos na vida", disse Antônio Salame. 

Renato Neves, coordenador da Guarda de Nossa Senhora, destacou que mesmo sendo uma procissão mais tranquila e um tanto voltada a quem trabalha no Círio, como a própria guarda, a sensação é de que o Círio de Nazaré está só começando. Até porque é véspera do Recírio, quando já começa a preparação para as festividades do ano seguinte.

"Foram dois anos sem o povo na rua, então já dá um pouco esse sentimento de saudade. Quando chegamos hoje à igreja, parecia que estava começando, mas já estamos nos despedindo", disse Renato, se preparando para acompanhar a penúltima romaria oficial do Círio de Nazaré 2022.

image Vizinhas se reúnem na rua dos Caripunas para homenagear Padroeira da Amazônia (Thiago Gomes / O Liberal)

A dona de casa Nancy Figueiredo, tem 63 anos e há 35 mora no bairro da Cremação. Ela, que montou um altar para a Imagem com um grupo de amigas da rua, conta que anualmente se junta com as vizinhas para fazer uma homenagem à padroeira da Amazônia. “Todo ano nós fazemos uma ornamentação para a Nossa Senhora e sempre amei fazer isso. Mas esse ano é diferente. Estou ainda mais feliz, pois já estava com saudade dela”, falou emocionada.

Acompanhada do marido, a dona de casa Maria Inês, de 62 anos, também do bairro da Cremação, participou na procissão segurando uma imagem da Nossa Senhora. Ela afirma que tem muitos motivos para estar ali, mas o principal é a saúde do seu neto. "Estamos aqui agradecendo pela saúde da minha família. Em especial do meu neto que esteve doente. Fiz essa promessa de ir em todas as romarias em agradecimento. Tudo deu certo e aqui estou eu”, contou a senhora.

Encerramento do Círio 2022

O encerramento da 230ª edição do Círio de Nazaré é realizado na noite de hoje (23) com uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, na Basílica Santuário, às 18h, aberta ao público, seguida de apresentação de um vídeo mapping na fachada da Basílica. Na ocasião, também será feito o anúncio do tema do Círio 2023, além dos tradicionais fogos, apenas com espetáculo de cores e música, a partir das 21h30. No total, serão somados 15 dias de devoção e expressão de fé à Nossa Senhora de Nazaré.

Para completar, a Diretoria da Festa vai realizar também um espetáculo de fogos que deve durar cerca de 7 minutos e vai colorir o céu de várias cores. Neste ano, serão usados fogos de efeito pirotécnicos de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará, integrante do Código Estadual de Proteção aos Animais.

O Recírio, última procissão do Círio 2022, será amanhã (24) a partir das 8h, logo após a realização de uma missa campal na Praça Santuário de Nazaré, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. Será o momento de encerrar, oficialmente, os 15 dias de toda a Festividade Nazarena. Segundo estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA) e da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), deve reunir cerca de 50 mil pessoas. Antes da celebração da missa e da saída da romaria, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subirá ao Glória, por volta de 6h30.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!