Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Círio 2022: corda que será usada em procissões já está a caminho de Belém

A previsão é que o artefato chegue até o final da proxima semana na capital paraense; manto de Nossa Senhora está 80% pronto

Camila Azevedo

A corda do Círio 2022 já está a caminho de Belém. Um caminhão transportador é o responsável pelo traslado, que saiu do interior de Santa Catarina, no sul do país, em direção a cidade. A previsão é que o artefato chegue à capital paraense até o final da próxima semana. Outra novidade é que o manto que acompanhará a imagem de Nossa Senhora durante as romarias está com 80% do bordado pronto. A expectativa é que tudo seja entregue a tempo até o dia 6 de outubro, quando uma missa na Basílica Santuário apresentará o trabalho. As novidades foram anunciadas pelo diretor-coordenador da festa, Antônio Salame, em entrevista ao jornal O Liberal nesta quinta-feira (01).

A Trasladação, realizada no sábado, e a romaria oficial, no segundo domingo de outubro, são as únicas procissões que contam com a presença da corda. Além da animação para a chegada, uma logística especial será montada para que o material seja recebido. Isso porque ela não irá direto à organização do Círio e precisará de organização durante o trajeto. “Chegando em Belém, tem que fazer uma outra operação que é do depósito central da empresa [transportadora] para cá [Centro Social], isso deverá ser programado. A corda mantém os 400 metros e é feita de sisal", explica Antônio.

VEJA MAIS

Cruz Vermelha vai colocar 6 mil voluntários nas ruas para atender romeiros
Suspenso por dois anos, o 'Projeto Círio' é ampliado para a retomada das procissões oficiais 

Círio 2022: venda de fitinhas e de outros artigos começa a movimentar Belém
Procura por esses acessórios deverá aumentar durante este mês de setembro

Círio 2022: Sorteio das escolas que acompanham os carros de promessas ocorre nesta quinta-feira (1º)
Evento será às19h, no auditório “Dom Vicente Zico”, no Centro Social de Nazaré

Manto

Já o manto, que começou a ser confeccionado em maio de 2022, é tradicional e inspirado no tema deste ano, ‘Maria, Mãe e Mestra’. As peças, jóias metálicas, que farão parte da decoração estão sendo produzidas e já foram testadas na posição que devem estar no produto final. “Vão precisar ser feitos alguns ajustes e assim que elas estiverem definitivamente prontas, serão instaladas no manto. Se Deus quiser, no dia 6 teremos um lançamento muito bonito”, diz o diretor-coordenador.

As características em torno da escolha dos detalhes e de tudo que irá compor o adorno levaram em consideração as virtudes apresentadas por Nossa Senhora, que buscam ser seguidas pelos fiéis como exemplo de pessoa. “Ela é mestra na humildade, na simplicidade de amor, de ternura. Então, o manto não vem nada espalhafatoso, ele vem realmente buscando vislumbrar as virtudes de Maria na sua essência”, completou Salame.

História

Corda
Os dois artigos religiosos são uns dos mais importantes para a festividade e para os devotos que acompanham as procissões, envolvendo fé e promessas

A corda é um dos principais ícones da festa católica deste período do ano e remonta a 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a orla próximo ao Ver-o-Peso e seguiu até a Igreja das Mercês. Foi durante um dos cortejos, o que fez com que a berlinda ficasse atolada e os cavalos não conseguissem puxá-la. Os animais então foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. A partir daí a corda foi introduzida no Círio.

Anualmente, é feita uma campanha para conscientizar os promesseiros a não cortar o material, para que ela siga inteira até o destino final. A ideia, junto a isso, é que objetos cortantes não sejam utilizados. 

Palavras-chave

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!