CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: chega ao fim o Recírio, a última procissão do Círio de Nazaré, em Belém

Esta foi a última e mais curta das 13 procissões oficiais da quadra nazarena, que reuniu 50 mil pessoas

Camila Azevedo e Victor Furtado
fonte

O Recírio, a última da 13 procissões oficiais do Círio de Nazaré 2022, começou em Belém às 8h. Essa é a mais curta de todas as romarias oficiais da quadra nazarena, com um trajeto de 800 metros e que deve ser cumprido em cerca de uma hora até a bênção final, na capela do Colégio Gentil Bittencourt. As estimativas da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA) é de que 50 mil pessoas participem do evento.

O percurso da romaria do Recírio sai da praça Santuário, seguindo pela passagem Dom Alberto, contornando a Praça Santuário, entra pela avenida Generalíssimo Deodoro, avenida Nazaré e avenida Governador Magalhães Barata até chegar à capela do Colégio Gentil Bittencourt. Apesar da estimativa de percurso de uma hora, em 30 minutos a Imagem Peregrina já estava em frente ao colégio.

LEIA MAIS SOBRE O RECÍRIO E O FINAL DO CÍRIO 2022

image Círio 2022: devotos se reúnem para agradecer à Virgem de Nazaré no Recírio
O Recírio é o momento de despedida da quadra nazarena em Belém e o momento em que muitos devotos aproveitam para agradecer à santa mais uma vez pelas graças alcançadas. Ou fazer uma nova promessa.

image Círio 2022: Missa do Recírio lota praça Santuário em Belém
Celebração com dom Antônio Assis, bispo auxiliar de Belém, e o arcebispo dom Alberto Taveira preparou os devotos para a última romaria oficial do Círio de Nazaré

image Círio 2022: queima de fogos silenciosos marca encerramento da festividade neste domingo
A queima de fogos contou com efeito pirotécnico de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará

image Círio 2022: queima de fogos silenciosos marca encerramento da festividade neste domingo
A queima de fogos contou com efeito pirotécnico de baixo ruído, respeitando a determinação da proibição de soltura de fogos de artifício com estampido em todo o Pará

image O Recírio começou às 8h em Belém, com cerca de 50 mil pessoas em procissão (Igor Mota / O Liberal)

Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, reza o terço enquanto a Imagem Peregrina vai em direção ao colégio Gentil Bittencourt. Ele está acompanhado por membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e o clero responsável pela Basílica Santuário. No intervalo de cada Mistério, há homenagens à santa com cantos e orações.

A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Naquele momento, era conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na praça em frente ao palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem fica na capela do colégio Gentil e depois volta à Basílica Santuário, onde permanece durante o ano. 

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!