Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro
Escola de Niterói conquistou título com 270 pontos e liderou apuração do início ao fim. É o 4º título da escola de samba no carnaval carioca.
A Unidos do Viradouro sagrou-se, na tarde desta quarta-feira (18), a grande campeã do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro.
A escola de samba obteve a pontuação máxima de 270 pontos após uma apuração tensa e disputada, conquistando o título pela quarta vez em sua história. As vitórias anteriores da agremiação de Niterói ocorreram nos anos de 2024, 2020 e 1997.
Viradouro liderou apuração dos quesitos
A agremiação liderou a apuração dos quesitos do início ao fim. A contagem foi disputada desde o primeiro dos nove quesitos avaliados no Carnaval carioca. A escola recebeu notas 10 consecutivas em quesitos importantes como Comissão de Frente, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços, e Harmonia.
A Unidos do Viradouro venceu com 270 pontos, seguido pela Beija-Flore Vila Isabel, ambas com 269.9, e Salgueiro, com 269.7.
A Viradouro teve apenas um 9.9, atribuído no quesito Fantasia, mas esta nota acabou sendo descartada, conforme as regras da apuração.
Classificação do Carnaval do Rio de Janeiro
- Viradouro: 270.0
- Beija-Flor: 269.9
- Vila Isabel: 269.9
- Salgueiro: 269.7
- Imperatriz: 269.4
- Mangueira: 269.2
- Unidos da Tijuca: 268.7
- Grande Rio: 268.7
- Paraíso do Tuiuti: 268.5
- Portela: 267.9
- Mocidade: 267.4
- Acadêmicos de Niterói: 264.6 (rebaixada)
VEJA MAIS
O enredo do desfile da Viradouro
O desfile da Unidos do Viradouro narrou a trajetória de Mestre Ciça, desde suas origens no Estácio de Sá até sua consagração como comandante da bateria Furacão Vermelho e Branco.
Emocionado com o título, logo após a conquista do título pela Viradouro, Mestre Ciça destacou que se trata de um Carnaval de sambistas, de gente que vive o samba nessa festa popular. Ele chorou muito quando se confirmou a vitória da Unidos do Viradouro. E disse que nunca esperava um dia celebrar uma homenagem prestada pela escola e ainda mais com o título.
A apresentação celebrou a genialidade rítmica de Ciça e também exaltou os 80 anos da escola de samba. A atriz Juliana Paes retornou à Viradouro após 17 anos para assumir o posto de rainha de bateria.
Em declaração, ela expressou gratidão: "A palavra de hoje é gratidão. Estou grata por poder prestar essa homenagem, por honrar esse homem maravilhoso que é o mestre Ciça. Ser convidada pelo próprio enredo tem um gosto especial, né? Estou me sentindo especial."
Juliana Paes chorou ao longo da apuração quando a Viradouro assumiu a ponta na contagem das notas dos jurados. Eu senti", disse Juliana. Campeã como rainha da bateria da escola, Juliana declarou sua felicidade em participar do desfile da Viradouro que levou o título com uma homenagem a Mestre Ciça, "um cara que merece tanto". "Ele é a humildade em pessoa", disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA