Cabanagem

Bernardino Santos

Cabanagem

Amanhã, 7 de janeiro, celebra-se os184 anos da tomada do poder pelos Cabanos, na luta contra o Império. Essa foi a mais autêntica revolução popular do Brasil. Um fato histórico que merece ser lembrando sempre. 

A Secretaria de Cultura vai celebrar a Cabanagem, em Belém e outros municípios, como Acará (onde começou o movimento), Barcarena, Vigia, Santarém e Óbidos, com apresentações artísticas.

Haverá um ato público nesta segunda-feira, quando o governador do Estado irá depositar uma coroa de flores no monumento dos Cabanos, no Entroncamento.

Eleitoral

Os desembargadores Roberto Moura e Nadja Nascimento assumem, no próximo dia 25, a presidência e a vice do Tribunal Regional Eleitoral.

Preparem-se

A informação é dos meterologistas. Vem por aí o El Niño, com muita chuva e tempestades. Valei-nos São Pedro!

Rainha

A partir dos próximos dias acontece a apresentação das candidatas ao concurso de Rainha das Rainhas do Carnaval 2019, promoção tradicional do Grupo Liberal. 

A eleição será dia 23 de fevereiro no Hangar.

Água fria

O governador deu um banho de água fria naquelas figuras manjadas que estão sempre atrás de boquinhas no serviço público. O governador assinou decreto proibindo contratações de obras, nomeações, regabofes e outras gastanças. 

Clima

Paraenses que estão em Portugal e até mesmo os portugueses sentem o intenso frio do inverno. Esta semana Lisboa estava geladíssima, com a temperatura marcando 4 graus.

Jornalistas

Será em Fortaleza, neste ano o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas. Como sempre acontece, o Pará participa com expressiva delegação.

Boas vendas

Os supermercados registraram um incremento de mais de 10% nas vendas natalinas e no réveillon.

Livros

Esperando apoio da Secult, Sebastião Godinho, realizará neste ano a 1ª Feira do Livro de Ananindeua.

A elegante Victória Ferro e Silva, universitária de medicina, troca de idade amanhã, com festejos restritos aos familiares, na casa dos avós Carlos e Gilka Ferro e Silva. O colunista antecipa os parabéns. (Divulgação.)

VITRINE

O colunista Pierre Beltrand apresenta hoje, nas páginas do jornal Amazônia, a lista das mulheres mais elegantes de Belém. 

Gostei da indicação da jornalista Úrsula Vidal para  comandar a secretaria de Cultura. Tem trânsito livre em todas as áreas do segmento cultural do Estado.

Ana Rosa Cal Freire está em dia de soprar velinhas e ganhar o coro de parabéns pra você, regido pelo marido Gênsis Freire. 

Bom dia para Magda Abou El Hosn, leitora da coluna, logo no café da manhã.

Após 40 dias de tratamento, Dom Alberto Taveira está curado. Foi liberado pelo seu médico, o neurocirurgião César Neves, para voltar as suas atividades normais.

O casal Délio e Beta Mutran encerra temporada de lazer em Las Vegas, USA, onde passou a virada do ano.

O empresário Arthur Teixeira prepara-se para assumir a presidência do Grêmio Português, com a renúncia de Alirio Gonçalves.    

A diretoria da AP decidiu manter o traje black-tie ou fantasia de luxo para o Baile das Máscaras que acontecerá no dia 22 de fevereiro. 

João Carlos Pereira escreve amanhã, aqui no Cultura, sobre galos, manhãs e horta doméstica. 

Cantinho da poesia: “Foi bonito meu sonho de amor. Floriram em redor todos os campos em pousio”. (Miguel Torga, poeta português).

É só. A musa me chama. 

O Liberal
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!