CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ver-o-Peso

Redação Integrada

O Ver-o-Peso é considerado um dos mais conhecidos e principais cartões postais de Belém.

Inaugurada em 1625, no antigo Porto do Pirí, a "casa de haver o peso", expressão usada para se referir a um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos, aos poucos foi se tornando um grande mercado, dando origem a maior feira livre da América Latina.

No século XVIII, Belém era o principal entreposto comercial de produtos oriundos da extração da floresta amazônica, seja para abastecer os mercados locais ou internacionais, e também o principal ponto de chegada dos produtos europeus para atender os mercados regionais. Todo este intenso movimento de comércio de produtos deu origem ao Ver-o-Peso.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1977, o novo Ver-o-Peso é um grande complexo arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados formado pelo Mercado de Ferro (comércio de peixes), Mercado Bolonha (comércio de carnes) e Solar da Beira, um prédio histórico destino às artes, que era a "casa de haver o peso", além da feira livre em si. Também fazem parte do complexo as praças do Relógio e Dom Pedro II, a doca de embarcações, a Feira do Açaí e a Ladeira do Castelo.

O Ver-o-Peso está localizado no coração do centro histórico de Belém, ao lado do centro comercial, e representa toda riqueza cultural e gastronômica paraense em um só lugar.

GALERIA

Ver-o-Peso

SERVIÇO

O espaço é público e funciona durante o dia.

COMO CHEGAR

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Charlando Por Bel City
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!