Rio Guamá

Redação Integrada

Além de banhar a capital paraense e inspirar canções de artistas de várias gerações, o Rio Guamá também banha dezenas de ilhas localidades próximas a Belém. Suas águas ora barrentas, amareladas e salobras sofrem influência direta do oceano Atlântico, via Baía do Guajará, do qual tem grande proximidade.

O Rio Guamá e a Baía do Guajará, inclusive, concentram as principais ilhas da capital paraense, como Combu, das Onças, Arapiranga, Periquitos, entre outras.

É também onde se concentram os principais pontos turísticos de Belém: Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Estação das Docas, Portal da Amazônia, e cerca de 75% da água consumida em Belém vem deste rio.

Também é ator principal do fenômeno da Pororoca, quando a água do rio se encontra com as águas oceânicas, produzindo ondas em locais onde isso não é característico.

GALERIA

Rio Guamá

SERVIÇO

O Portal da Amazônia e a Universidade Federal do Pará (UFPA) são banhados pelo Rio Guamá e têm acesso gratuito.

Outra opção de vista para o rio é a Ilha do Combu, cuja travessia partindo da Praça Princesa Izabel rumo aos bares e restaurantes custa, em média, R$ 7,00.

COMO CHEGAR

Charlando Por Bel City
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!