Vila da Barca recebe novo sistema de abastecimento de água para mais de 5 mil moradores

A obra inclui mais de 2,3 km de tubulações elevadas, construídas para se adaptar às palafitas, às marés e aos alagamentos frequentes na área

O Liberal
fonte

A comunidade da Vila da Barca recebeu, nesta segunda-feira (22), um novo sistema de abastecimento de água. A estrutura, que passa a atender mais de cinco mil moradores, marca a primeira entrega dentro do novo modelo de gestão do saneamento básico no Pará. A obra foi executada pela concessionária Águas do Pará e inclui mais de 2,3 km de tubulações elevadas, construídas para se adaptar às palafitas, às marés e aos alagamentos frequentes na área.

Além do novo sistema de abastecimento de água, os moradores da Vila da Barca também acompanham a construção da rede coletora de esgoto doméstico. A obra está com cerca de 40% dos serviços concluídos e previsão de entrega até abril de 2026. As duas intervenções fazem parte de um pacote de R$ 220 milhões em investimentos que a Águas do Pará, em parceria com o governo do Estado, via Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), está destinando a Belém, Ananindeua e Marituba — municípios que tiveram a operação dos sistemas de água e esgoto antecipada desde setembro.

VEJA MAIS

image Anvisa dá dicas de segurança alimentar para o fim do ano
Segundo a agência, cuidados simples no dia a dia podem reduzir o risco de contaminações por bactérias, fungos e outros micro-organismos que causam doenças transmitidas por alimentos e água

image Chef de cozinha Carla Oliveira denuncia vazamento de água na Batista Campos
Segundo a denunciante, existe um desperdício na rua. Enquanto isso, nas casas, há a falta de água

O governador do Pará, Helder Barbalho, ressaltou que a nova rede de água representa um novo capítulo na centenária história da Vila da Barca. “Nós estamos falando de uma das mais importantes e antigas comunidades de Belém que, a partir destes investimentos e deste novo modelo de gestão do saneamento, inicia um novo ciclo e uma nova página de história com mais qualidade de vida e o direito ao acesso à água assegurados”, afirma Helder.

Investimentos

Para o diretor-presidente da Águas do Pará, André Facó, os investimentos refletem o compromisso da concessionária com a universalização do saneamento no estado. “Hoje estamos finalizando essa primeira etapa na Vila da Barca. Ao mesmo tempo, estamos atuando em 37 municípios e, aos poucos, vamos assumir o serviço de água em novas cidades. É um grande desafio porque, além de melhorar sistemas já existentes, faremos outros investimentos que garantam água de qualidade chegando na casa das pessoas e ampliem a cobertura de esgoto até universalização destes dois serviços”, explica.

Demanda antiga

O presidente da Cosanpa, coronel Dilson Júnior, afirmou que a nova rede de água da Vila da Barca representa um avanço dentro do novo modelo de gestão do saneamento. “Essa era uma demanda antiga da Vila da Barca. Hoje, são mais de cinco mil pessoas beneficiadas com acesso à água e um projeto de implantação da rede coleta de esgoto em andamento. São números que reforçam o sucesso do novo modelo de gestão do saneamento no Pará, o qual reafirmamos o compromisso de seguirmos contribuindo”, diz.

Mudança na rotina

A residência da aposentada Elisângela Veiga foi uma das 1.500 residências contempladas com a nova estrutura de abastecimento, o que mudou a rotina da família dela. “Hoje, nós podemos usar uma água saudável. Antigamente, tínhamos que comprar garrafões de água mineral para fazer comida e até para beber. Em breve, teremos rede de esgoto. Então, esse projeto tem muitos benefícios para a comunidade”, relata Elisângela.

Atual presidente da Associação de Moradores da Vila da Barca, Gerson Siqueira também falou sobre a nova fase do saneamento na comunidade e as perspectivas de mudança. “Esse momento é um momento histórico para a Vila da Barca, porque é uma luta histórica e hoje estamos vendo as famílias felizes com a água chegando e com as obras do esgotamento sanitário”, reforça Gerson.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM