Assistir à Missa do Galo, no Vaticano? Sim, é possível

Rodrigo Vieira

Independente da crença e da religião [ou da ausência dela] de cada um, não se pode negar que a Missa do Galo é um momento simbólico e, até mesmo, histórico. Celebrada pelo Papa à meia-noite de 24 de dezembro, na bela Basílica de São Pedro, no Vaticano, tem o objetivo de exaltar o nascimento de Cristo. Foi instituída no século V, após o Concílio de Éfeso [431 D.C.], pelo o Papa Sisto III.

Papa Francisco durante a celebração da Missa do Galo na noite de Natal 2015 (Agência Brasil)

E por que tem esse nome? O Bagagem te explica: a expressão é usada em países latinos e vem da lenda ancestral de que, na hora e na data nas quais a missa é realizada, um galo teria cantado fortemente, como nunca ouvido de outro animal semelhante, anunciando a chegada do filho de Deus vivo, Jesus Cristo. Na tradição católica, todas as velas do advento se encontram acesas nesta missa solene, onde, além de vários cânticos, canta-se o tradicional Glória. 

Interior da Basílica de São Pedro, concluída em 1626 (Pixabay)

E, se você tem plano de visitar o Vaticano em pleno Natal, saiba que pode participar da Missa do Galo, celebrada pelo Papa Francisco, sentadinhx no interior da basílica. Para conseguir um convite, faça o download de um formulário para o evento, disponível no link "Preffettura della Casa Pontificia", no site vatican.va. Preencha o documento e o envie à Santa Sé por fax ou pelos Correios. O endereço é Prefeitura da Casa Pontifícia - 00120 - Cidade do Vaticano. O formulário fica disponível a partir de outubro.

missa do galo no vaticano

PLANEJE-SE

Celebração: Missa do Galo.
Lugar: Basílica de São Pedro, Vaticano.
Endereço: Piazza San Pietro, 00120 Città del Vaticano, Cidade do Vaticano
Horário: a celebração inicia às 21h30, horário local. Chegue com duas horas de antecedência.
Como chegar: metrô [estação Ottaviano, e ônibus [linhas 40, 46 e 64]
Entrada: gratuita
Site oficial: vatican.va

Dicas extras do Bagagem: evite decotes, ombros e joelhos à mostra; dezembro é inverno no Hemisfério Norte. Agasalhe-se! Vá com um calçados confortáveis.

Lá Fora
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO