MENU

BUSCA

Uma joia lusitana no Centro antigo do Rio de Janeiro

Rodrigo Vieira

A Rua Luís de Camões, 30, no Centro do Rio de Janeiro, abriga um lugar surpreendente. A magnífica fachada, em estilo manuelino, com estátuas de Pedro Álvares Cabral, Luis de Camões, o Infante Dom Henrique e Vasco da Gama, já enche os olhos e deixa claro que estamos diante de uma construção de forte influência lusitana. 

Mas o interior do prédio consegue ser ainda mais belo e abrigar um dos salões de leitura mais bonitos do mundo. Estamos falando do Real Gabinete Português de Leitura, que o Bagagem de Bolso conheceu em dezembro de 2018 e compartilha o tour com você no vídeo abaixo.


Este salão, que remete a salas de leitura de castelos e universidades europeias, é repleto de estantes com inúmeros livros, uma claraboia com a estrutura de ferro de onde pende um vistoso lustre e muitas outras obras de arte. Cenário que faz os visitantes inclinarem a cabeça para o alto e olharem extasiados a tamanha joia da arquitetura dos tempos do Brasil Império. 

Criado em 1837 por um grupo de portugueses expatriados que tinham em comum a saudade da cultura portuguesa e a paixão pela literatura, o Real Gabinete Português de Leitura reúne um acervo de 350 mil volumes. Entre eles, obras raras como as edições de "Os Lusíadas", de 1572.

O Real Gabinete faz e ajuda a contar parte da nossa história. A belíssima sede teve a pedra fundamental lançada por D. Pedro II, em 1880, e foi inaugurada pela Princesa Isabel, em 1887. As cinco primeiras sessões da Academia Brasileira de Letras, ainda sob a presidência de Machado de Assis, foram realizadas neste lugar, que é quase mágico e aberto à visitação. 

PLANEJE O SEU PASSEIO

Atração: Real Gabinete Português de Leitura.

Lugar: Rio de Janeiro, RJ 

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 - Centro.

Site oficial: www.realgabinete.com.br

Visitação: dias úteis, de 10h às 16h.

Entrada: gratuita.

Especial