Luz, câmera, dança!

Rodrigo Vieira e Érica Castro
Fachada do MIS São Paulo com o tema da exposição. (Rodrigo Vieira)

Musicais no cinema e no teatro não são novidades [a Broadway que o diga]. Mas e quando o gênero entra em cena em uma bela e completa exposição em um museu?

O Bagagem de Bolso foi conferir a ótima exposição 'Musicais no Cinema', em cartaz no MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Concebida pelo Musée de Musique, de Paris, reúne os musicais, daqui e lá de fora, que conquistaram gerações e entraram para a história. Desde o ‘Cantor de Jazz’ [1927] e ‘Cantando na Chuva [1952] até os atuais ‘La La Land’ [2016] e ‘Rocketman’ [2019].

Túnel com cartazes de musicais que marcaram época. (Rodrigo Vieira)

Dividida em mais de 20 áreas, algumas delas interativas, a exposição foi adaptada para o Brasil e conta registros de mais de 200 filmes de diferentes partes do mundo. O acervo traz informações e itens de ícones de musicais como Fred Astaire, Jacques Demy, Julie Andrews, Cyd Charisse e John Travolta. É formado por materiais de múltiplas instituições: Philharmonie de Paris, Cinemateca Francesa, Margaret Herrick Library, Acervo Marc Wanamaker, além de originais do MIS SP e de parcerias com a Cinemateca Brasileira, a FAAP e o Museu Carmen Miranda e o acervo particular do diretor Roberto Farias [1932-2018].

Cartazes, vídeos, documentos de produção, figurinos e curiosidades sobre as montagens, dos pontos de vista técnico e estético, estão presentes na mostra. ‘Musicais no Cinema’ também traça um panorama do gênero no País, de 1927 até 2019, com destaque especial para movimentos e estúdios cinematográficos como a Atlântida. Depoimentos gravados exclusivamente para a exposição no MIS também foram inseridos.

Um dos espaços interativos da exposição onde o visitante pode simular cenas dos musicais. (Rodrigo Vieira)

Para quem curte uma visitação com acompanhamento, o MIS oferece mediadores para explicar e interagir com o público. A exposição pode ser conferida até 26 de fevereiro.

Gosta de ouvir um podcast? O MIS tem disponibilizado entrevistas de importantes nomes do cinema e da cena musical, como Elza Soares, Silvio de Abreu e Claudia Raia. O conteúdo é atualizado às quartas.Clique aqui para ouvir.

musicais no mis 310120

PLANEJE SEU PASSEIO

Atração: Museu da Imagem e do Som, MIS.

Lugar: São Paulo (SP)

Endereço: MIS, Jardim Europa Av. Europa, 158.

Horário: terças a sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 19h.

Ingresso: R$20 [inteira] e R$10 [meia]

Site oficial: mis-sp.org.br

A Dica É
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO