Bagagem de mão: o que pode ou não levar?

Erica Castro
(Pixabay)

Olá, Viajantes! 

Para começar, vamos definir o que é a bagagem de mão: é a que pode ser levada dentro do avião, sem você pagar nada a mais por isso. Deve ser colocada na bagageiro superior ou embaixo da poltrona à sua frente.

Em relação as dimensões, bolsas e mochilas devem ter medidas máximas de 35 cm de comprimento x 20 cm de largura x 45cm de altura. Para malas, tamanho máximo de 35 cm de comprimento x 25 cm de largura x  55 cm de altura, já incluindo alças, bolsos e rodinhas. Ah, e o peso máximo é de 10kg.

Importante: além da mala, o viajante também pode levar um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, uma mochila ou uma sacola pequena.  Vale lembrar que a mochila ou bolsa de ombro não é considerada bagagem de mão, e sim item pessoal.

O que é permitido levar a bordo: comida; remédios, dentro da embalagem original do medicamento; chapinha e secador de cabelo; notebook e tablets [aliás, nunca despache itens eletrônicos]; itens como xampus, condicionadores, cremes e similares podem ser levados sem restrição na mala de mão, respeitando o limite de 100 ml. 

Dica do Bagagem: se a cabine estiver cheia de malas e não conseguir acomodar a sua, você pode solicitar à companhia aérea o despacho da bagagem de mão, sem custo adicional aérea.

O que não é permitido levar a bordo: objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos; líquidos e substâncias pastosas em quantidade superior a 100 ml por embalagem; armas e substâncias explosivas ou inflamáveis; químicas ou tóxicas.

- Passageiros com necessidades especiais: os que possuem cadeira de rodas desmontável têm direito a levar o item como bagagem de mão.
Porém, deve ser transportado no porão.

A Dica É
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BAGAGEM DE BOLSO