Qual o santo de hoje, 14 de julho? Veja a oração de São Camilo de Lellis
São Camilo de Lellis, padroeiro dos hospitais, doentes e profissionais de saúde, é celebrado em 14/07

No dia 14 de julho, a Igreja Católica celebra a memória litúrgica de São Camilo de Lellis, conhecido por sua profunda dedicação aos enfermos e moribundos. Fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos, também chamada de Camilianos, ele é considerado padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos profissionais de saúde.
A devoção aos santos faz parte da tradição de fé de milhões de pessoas ao redor do mundo. São figuras que inspiram, acolhem orações e representam modelos de vida cristã. Diariamente, a Igreja dedica o calendário litúrgico à memória de um ou mais santos, reforçando valores como caridade, fé, humildade e serviço ao próximo.
VEJA MAIS
Quem é o santo do dia de hoje, 14 de julho?
O santo celebrado em 14 de julho é São Camilo de Lellis, padroeiro dos doentes, hospitais e profissionais de saúde. Sua trajetória inspira médicos, enfermeiros, cuidadores e voluntários que se dedicam à missão de aliviar a dor e promover a dignidade dos enfermos. É lembrado como um homem que viu no sofrimento humano um caminho de encontro com Cristo.
Qual a oração de São Camilo de Lellis?
São Camilo,
ensina-me a ser o olhar de misericórdia para com os que sofrem,
e contemplar nos necessitados sempre um Cristo que espera por ser acolhido, amado e cuidado.
Recorda-me sempre que, como filho(a) amado(a) de Deus, também preciso oferecer amor.
Ajuda-me a entender os momentos de sofrimento nesta terra como uma via de santificação para minha alma.
Concede àqueles que cuidam dos enfermos a graça de serem amorosos, pacientes e generosos na vivência do serviço.
São Camilo de Lellis, rogai por nós.
Amém.
Quem foi São Camilo de Lellis?
São Camilo de Lellis nasceu em 1550, na Itália, em uma família nobre, mas desde cedo enfrentou uma vida turbulenta. Foi soldado, jogador compulsivo e viveu no vício até ser tocado por uma profunda experiência de fé. Aos 20 anos, teve contato com um frade franciscano e, mesmo não sendo aceito na ordem por conta de uma úlcera grave no pé, deu início a uma jornada de conversão.
Camilo decidiu dedicar sua vida a Cristo servindo os mais pobres e doentes. Ele fundou a Ordem dos Ministros dos Enfermos, cuja missão era cuidar dos enfermos com amor, como se cuidassem do próprio Cristo. Seu carisma ganhou força rapidamente, e a ordem logo se espalhou, inclusive com atuação no Brasil até hoje.
Mesmo com as dores provocadas por sua enfermidade, São Camilo nunca deixou de servir. Faleceu no dia 14 de julho de 1614, aos 64 anos, em Roma. Foi canonizado pelo Papa Bento XIV em 1746, e o milagre da cura de sua úlcera, que desapareceu após sua morte, é considerado um sinal da graça divina.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA