Dia de Iemanjá: Confira 3 rituais para celebrar a Orixá das águas
Conhecida como a Rainha dos Mares, Iemanjá representa a esperança, o cuidado e o equilíbrio emocional. Veja rituais para trazer paz, contra ansiedade e para proteção
Celebrado em 2 de fevereiro, o Dia de Iemanjá homenageia uma das divindades mais populares e reverenciadas das religiões de matriz africana. Símbolo de proteção, fertilidade e acolhimento, a orixá é cultuada em várias regiões do Brasil, com destaque para cidades litorâneas, onde a tradição ganha força pela sua ligação com o mar.
Conhecida como a Rainha dos Mares, Iemanjá representa a esperança, o cuidado materno e o equilíbrio emocional, sendo associada à renovação de energias e à busca por caminhos mais harmoniosos na vida pessoal e espiritual.
VEJA MAIS
Desde o amanhecer, devotos e admiradores, trajando branco, se reúnem para rezar, cantar e depositar oferendas nas águas do mar. A celebração, marcada por forte simbolismo e emoção, reúne praticantes da umbanda, do candomblé e pessoas que valorizam e respeitam a cultura afro-brasileira. Aprenda a seguir algumas simpatias e rituais para saudar a Orixá das águas.
Ritual para trazer paz e harmonia
Coloque sete rosas brancas, com os caules cortados, em uma vasilha contendo água e perfume, de preferência alfazema. As flores devem permanecer flutuando de maneira equilibrada e harmoniosa. O recipiente pode ser mantido como item decorativo no ambiente.
O ritual é indicado para pedidos de harmonia familiar, limpeza energética, paz e fortalecimento do entendimento entre os moradores.
Ritual contra ansiedade e tristeza
Em um recipiente com água limpa, acenda uma vela e faça seus pedidos voltados para a saúde emocional e mental. Iemanjá, orixá protetora das "cabeças", é conhecida por amparar contra a ansiedade e a tristeza profunda. Passe a vela sobre o recipiente e deixe-o exposto ao sereno durante a noite. Se possível, coloque-o sob a luz da Lua cheia ou crescente.
No dia seguinte, adicione um pouco de perfume à água e utilize-a para jogar aos poucos pelos cantos da casa, sobre a cabeça ou até mesmo no travesseiro, promovendo proteção e serenidade.
Oração para proteção
"Odoyá, minha mãe Iemanjá. Rainha do Mar, senhora das águas salgadas. Cubra minha vida com sua proteção, lave meus caminhos, leve embora as tristezas e traga paz ao meu coração. Que suas águas acalmem meus pensamentos e fortaleçam minha fé. Odoyá, minha mãe, receba minha gratidão e meu respeito."
(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA