CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jabutigão é homenageado no IV Encontro de Quadrinhistas e Escritores no Centur

Evento continua neste sábado (27/04) no auditório da Biblioteca Arthur Vianna

Vito Gemaque
fonte

O escritor Luiz Peixoto Ramos - mais conhecido como o Jabutigão - foi o centro das atenções nesta sexta-feira (26/04) no IV Encontro dos Quadrinhistas e Escritores realizado no hall da Biblioteca Arthur Vianna (Centur), localizado na avenida Gentil Bitencourt, nº 650, bairro de Nazaré, em Belém. O evento continua neste sábado (27/04), das 10h às 20h ,com o escritor e artista Luiz Peixoto como o homenageado do ano. O encontro reúne ainda vários quadrinhistas e escritores Estado do Pará

 Atualmente com 85 anos, Luiz Peixoto contabiliza 19 livros lançados com histórias infantis, além de CDs e contos. O Jabutigão personagem que Luiz encarna também faz visitas a colégios, feiras de literatura e à tradicional Feira Pan-Amazônica do Livro, desde a primeira edição. "Só de personagem são 25 anos, só de Jabutigão. Agora como escritor já tenho muito tempo, uns 40 anos", revela.

VEJA MAIS

image “Venho sofrendo com vários tipos de sentimentos”, revela escritor paraense censurado
Airton Souza, de Marabá, foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2023 e acusa boicote por causa de trechos gays em livro

image 'Larêdo' é a mais nova editora da Amazônia; saiba mais
O principal objetivo do escritor é dar voz aos autores paraenses. A primeira produção sairá no mês de abril deste ano

Luiz que se recupera de uma cirurgia revela que ficou muito contente com a homenagem dos amigos. "Eu fiquei muito feliz, porque a gente trabalha muito. Eu trabalho muito, viagei muito inclusive em outros estados. Já me apresentei no Rio de Janeiro, Boa Vista e Roraima, em vários lugares, e fico feliz, porque esse trabalho está sendo reconhecido. Isso é muito importante", agradece.

A ideia deste ano é lançar ainda o primeiro quadrinho com uma história do Jabutigão. O personagem irá virar um super-herói chamado  Jabuti-man, com a criação do artista Robson Marola. "Aquele quadrinho ainda vai ser lançado, o Robson Marola fez em minha homenagem, tem umas dez histórias. O quadrinho vai sair em revista. Se Deus quiser mais adiante a gente vai lançar", adianta.

Um dos organizadores do IV Encontro de Quadrinhistas e Escritores do Pará é Rosinaldo Pinheiro. Ele destaca que a homenagem à Luiz é extremamente justa, pois o escritor sempre está presente em todas as Feiras do Livro e eventos que incentivem a leitura. Luiz participou do primeiro dia do encontro contando um pouco da sua história, cantou uma música e falou sobre as escolas que frequentou. 

“A gente teve a ideia de fazer esse grande evento que é o IV Encontro de Quadrinhistas e Escritores do Pará homenageando o nosso amigo Luiz Peixoto – o Jabutigão da Amazônia, porque ele merece. Ele sempre fala que tem milhões de apresentações em todas as escolas, e agora o nosso amigo está debilitado, está se recuperando da saúde, não está mais com aquele pique e decidimos fazer essa homenagem”, afirmou Rosinaldo.

Como uma das homenagens cada um dos artistas quadrinhistas profissionais e amadores fez uma versão de Jabutigão de acordo com o seu tipo de traço e inspiração. As obras estão sendo expóstas no evento. “Conseguimos ver o quanto ele ficou emocionado, ele ficou muito emocionado”, revelou Rosinaldo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA