CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em foco, cultura pelo Brasil e no mundo!

Fazedores de cultura e artistas se empenham para superar as dificuldades de aprovação de projetos em leis de incentivo

Conteúdo sob responsabilidade do anunciante
fonte

PAULO GUSTAVO

Em pouco mais de 15 anos de carreira, Paulo Gustavo estrelou filmes, séries, peças e programas de grande sucesso de público.

No currículo, estão quatro peças de destaque em sua carreira (Minha Mãe é uma Peça, Hiperativo, 220 Volts e On-line), cinco programas (220 Volts – A Série, Vai Que Cola, Paulo Gustavo na Estrada, A Vila e Além da Ilha), assim como os longas sucesso de bilheteria (Divã, Minha Mãe é uma Peça 1 e 2, Vai que Cola – O Filme, Os Homens São de Marte... E É Pra Lá que Eu Vou e a sequência desse, Minha Vida em Marte).

SUCESSO NOS CINEMAS

Minha Mãe é uma Peça e a hilária Dona Hermínia, inspirada em sua própria mãe, Déa Lúcia Amaral, fez um estrondoso sucesso nos palcos e ganhou também os cinemas. Na telona, a trilogia conquistou uma bilheteria impressionante.

De acordo com o site Box Office Mojo, Minha Mãe é uma Peça: O Filme (2013) arrecadou mais de 126 milhões de reais. Suas sequências foram ainda mais bem-sucedidas: Minha Mãe é uma Peça 2 (2016) embolsou mais de 226 milhões de reais e Minha Mãe é uma Peça 3 (2019) levou mais de 198 milhões de reais. Os três filmes da saga levaram mais de 30 milhões de brasileiros aos cinemas!

O terceiro filme, lançado em 26 de dezembro de 2019, em menos de um mês levou 11 milhões de pessoas ao cinema. O longa superou os filmes internacionais Star Wars e Frozen 2 nas bilheterias nacionais. Já o filme Minha Vida em Marte levou 5 milhões de pessoas ao cinema.

_____________________________________________________________________________________________

O abacaxi que Faustão deixa para a Band descascar com sua saída. Com a saída de Fausto Silva de seu próprio programa na Band, a emissora do Morumbi terá que lidar com outro problema: a substituição do apresentador por Anne Lottermann e João Guilherme, filho do agora ex-titular.

O apresentador Fabio Porchat causou polêmica ao defender Leo Lins, humorista que fora obrigado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a apagar um vídeo de um de seus shows do YouTube por conter piadas. Fabio presta apoio ao comediante, que foi proibido de fazer sátiras contra negros e a classe LGBTQIAPN+.

A partir de 23 de maio, o público poderá ter uma experiência imersiva na história do telefone celular no Museu do Amanhã, no Rio. Idealizada por Miguel Colker, filho de Deborah Colker, a exposição Celular 50 conta com depoimentos de Leandro Karnal, Fernando Gabeira e do catador Sebastião Santos, protagonista do documentário Lixo Extraordinário.

Festival de Cannes retorna com recorde feminino, brasileiros e polêmicas. A mostra ocorre de 16 a 27 de maio e exibe pela primeira vez alguns dos títulos mais aguardados do ano.

Festival de Cannes retorna com recorde feminino, brasileiros e polêmicas. A mostra ocorre de 16 a 27 de maio e exibe pela primeira vez alguns dos títulos mais aguardados do ano.

_____________________________________________________________________________________________

AUTO DA COMPADECIDA, A ÓPERA

Obra de Ariano Suassuna ganha novo formato com ópera buffa. A montagem será apresentada nos próximos dias 23 e 24 de maio, às 20h30, no Theatro da Paz.

image Atividade estimula a coordenação motora de pessoas com deficiência (Divulgação)

CIIR PROMOVE ARTES VISUAIS EM REABILITAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Professor de Arte do Centro Integrado, Eduardo de Oliveira destaca que a atividade estimula a coordenação motora fina de membros superiores.

______________________________________________________________________________________________

Foi o nosso representante no Senado Federal que deu autoria a Lei Complementar Nº 195, de 8 de julho de 2022, que prevê o maior investimento no setor cultural da história do Brasil.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 73/21 - que criou a Lei Paulo Gustavo (LPG) - teve sua origem no Senado Federal, a partir da proposição do ex-senador Paulo Rocha (PT/PA). Contando com amplo apoio e mobilização dasociedade civil na sua construção, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 24 de fevereiro de 2021, com 411 votos favoráveis e 27 contrários, e, no Senado Federal, em 24 de novembro de 2021, com 68 votos favoráveis e 5 votos contrários.

Incentivo à Cultura

Sem a continuação da Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, artistas e fazedores de cultura só tem a Lei Rouanet e Lei Semear para buscar incentivo via renúncias fiscais para seus projetos.

Atualmente no país, existem duas linhas de forças que demarcam as políticas culturais: a democratização cultural e a de democracia cultural. A democratização refere-se a um processo regulado pela ideia de igual acesso de todas as pessoas aos bens culturais considerados legítimos. A democracia cultural implica um conceito de atribuição de igual valor a todas as práticas culturais e o reconhecimento de que as diferentes formas de vida, saberes e linguagens artísticas podem encontrar nos espaços públicos seu lugar de expressão e diálogo.

image Projeto Forrozão de Todos os Santos - Evento patrocinado via Lei Rouanet (Rogerio Santos)

A busca por financiamento é uma realidade enfrentada por muitos projetos e iniciativas em diversas áreas, e isso inclui também os projetos que buscam apoio financeiro por meio de leis de incentivo. Embora essas leis tenham o objetivo de fomentar a cultura, o esporte, a educação e outros setores, a obtenção de patrocínios através delas pode ser um desafio considerável. Hoje, vou explorar as dificuldades enfrentadas por projetos na busca por patrocínios via leis de incentivo e mostrar possíveis soluções para superar esses obstáculos.

A concorrência por patrocínios através de leis de incentivo ou concorrências públicas é intensa, e há uma grande quantidade de projetos em busca por fomento. A escassez de recursos disponíveis em relação à demanda faz com que muitos projetos acabem sendo rejeitados ou recebam valores de patrocínio menores do que o esperado.

Além disso, para serem contemplados, os projetos devem cumprir uma série de requisitos e seguir um processo rigoroso de qualificação, precisam comprovar com documentações, seguir prazos a serem cumpridos e algumas exigências específicas, que tornam o processo complexo e demorado.
 

image Ursula Vidal, secretária de Cultura do Pará (Alex Ribeiro / Ag. Pará)

Ministério da Cultura promove encontros estaduais para debater novo arcabouço legal da Lei Rouanet

Com o objetivo de divulgar o novo decreto do fomento cultural e sanar dúvidas de realizadores de cultura em todo o país, o MinC está realizando uma série de encontros por todo o país com realizadores culturais e proponentes da Lei Rouanet.

Serão realizados quatro encontros por mês. Em maio, os integrantes da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic) do Ministério já visitaram São Paulo, Rio de Janeiro e Belém, e estarão em Fortaleza (26).

"Conversar com os criadores em todas as regiões do país é fundamental para entendermos as necessidades da produção cultural nos territórios onde ocorrem. Apenas por meio do diálogo é possível promover uma gestão compartilhada do sistema de incentivo fiscal e, portanto, possibilitar o desenvolvimento do setor cultural do Brasil", afirma o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes. 

image Henilton Menezes, MinC (Alex Ribeiro / Ag. Pará)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Will Junior
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!