Temporais com granizo e vendavais atingiram o Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira (3) e a manhã de quarta-feira (4). Os fenômenos deixaram um rastro de destruição, incluindo casas destelhadas, árvores derrubadas e plantações danificadas. A Defesa Civil confirmou 20 feridos devido às fortes chuvas, ventos e descargas elétricas.
O órgão de Defesa Civil registrou 90 ocorrências em 84 municípios do estado gaúcho. Destes, 77 apresentaram danos humanos ou materiais. Felizmente, não há registro de mortes em decorrência dos temporais.
Os temporais também causaram danos a 41 escolas e nove estabelecimentos de saúde. Nova Prata, na região da Serra Gaúcha, foi o município mais afetado. Lá, foram contabilizados 15 feridos, 2.700 casas e sete escolas danificadas.
Impacto dos Temporais no RS
Em Santa Maria, o Observatório Bate-Papo Astronômico registrou mais de 800 descargas elétricas. As rajadas de vento na região alcançaram a velocidade de 33 km/h durante o período dos temporais.
Causas Meteorológicas dos Temporais
A Climatempo explicou as causas dos temporais. Uma corrente de ar quente e úmido da Amazônia chegou com força ao Sul do Brasil. Este fluxo abasteceu a atmosfera com calor e umidade, condição ideal para a formação de nuvens de chuva.
Simultaneamente, um sistema de baixa pressão se intensificou entre o norte da Argentina e o Paraguai. Isso favoreceu a formação de nuvens muito carregadas sobre o estado gaúcho.
A MetSul detalhou que, nestas condições, as tempestades se agrupam em grandes conjuntos. Eles são mais extensos e duradouros do que um temporal isolado. Por isso, produzem chuva forte, muitos raios e rajadas de vento que causam estragos.
