O que é o golpe do 'chupa-cabra', aplicado por criminosos em SP para roubar idosos
Em São Paulo, cinco já foram presos por praticar o crime
A Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava o golpe do "chupa-cabra". O crime, cometido por meio de fraude em caixas eletrônicos, tinha idosos como principais vítimas no estado.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as investigações começaram após uma ocorrência registrada em setembro do ano passado, em Palmital, no interior paulista. Durante a apuração, um grupo criminoso composto por sete pessoas foi identificado.
A quadrilha era responsável por aplicar o golpe em agências bancárias de diversas cidades. Entre elas estão Adamantina, Cândido Mota, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Palmital, Pirajuí e Presidente Prudente, na região oeste do estado.
Como funcionava o golpe
O grupo atuava alterando terminais eletrônicos com dispositivos que retinham cartões. Enquanto o cartão permanecia preso, as vítimas eram induzidas a ligar para falsas centrais de atendimento.
Nesses contatos, os criminosos conseguiam que as vítimas fornecessem suas senhas. Até o momento, oito vítimas foram identificadas, com um prejuízo estimado em R$ 48 mil.
Detalhes da operação policial
Na capital paulista, sete mandados de prisão e oito de busca foram cumpridos em oito endereços. A operação contou com o apoio de oito equipes do Deinter-8 e oito do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap).
No total, 64 policiais civis e 16 viaturas participaram da ação. Até a manhã desta sexta-feira, 13, cinco prisões haviam sido efetivadas pela Polícia Civil.
Foram apreendidos dispositivos eletrônicos, máquinas de cartão, chips de telefonia e a quantia de R$ 2,4 mil em dinheiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA