CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nova diretriz muda a idade para início de rastreamento de diabetes tipo 2; confira orientações

Indicação da Sociedade Brasileira de Diabetes é iniciar a triagem a partir dos 35 anos em adultos e a partir dos 10 anos em crianças com excesso de peso, sedentarismo e histórico familiar

Estadão Conteúdo
fonte

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) atualizou as diretrizes para o rastreamento e diagnóstico do diabetes tipo 2 no País. O documento, publicado na revista Diabetology & Metabolic Syndrome em março deste ano, amplia o público-alvo da triagem, inclui alertas para crianças e adolescentes e propõe mudanças nos testes laboratoriais utilizados.

Uma das principais novidades é a redução da idade inicial para rastreamento da doença na população geral. "Antigamente, o rastreamento era recomendado a partir dos 45 anos. Antes dessa idade, apenas em pessoas com fatores de risco", destaca a endocrinologista Melanie Rodacki, professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante da SBD. "Agora, a indicação é iniciar a triagem a partir dos 35 anos, estendendo-se também a indivíduos mais jovens que apresentem fatores de risco, como o excesso de peso".

De acordo com a professora, a mudança na idade acontece devido ao aumento de registros da doença em adultos mais jovens. "Nessa faixa etária, já ocorre uma alteração nos níveis de glicose, o que torna os pacientes menos protegidos. Isso é influenciado por fatores como obesidade, sedentarismo e estilo de vida. Mas hábitos mais saudáveis e uma alimentação balanceada podem oferecer maior proteção", explica.

"Esse movimento foi iniciado na Sociedade Americana de Diabetes e nós incorporamos essa recomendação neste ano", acrescenta.

VEJA MAIS

image Conheça as frutas que auxiliam na prevenção da Diabetes
A maioria delas possuem baixo índice glicêmico e ajudam na função da insulina no corpo

image Anvisa obriga retenção de receita para compra de canetas emagrecedoras como Ozempic
Medida busca conter uso indiscriminado de medicamentos para emagrecimento

image Brasil é o 6º país com mais casos de diabetes no mundo, aponta levantamento
De acordo com o atlas, cerca de 3,4 milhões de pessoas morreram por conta da doença em 2024. O número corresponde a um óbito a cada seis segundos. No Brasil, foram 111 mil mortes

Um ponto de destaque é que, segundo o Atlas de Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), quase 45% dos adultos vivendo com a doença desconhecem que possuem a condição. No Brasil, esse número fica em aproximadamente 30%. Diante do subdiagnóstico, Melanie afirma que o rastreamento pode mudar a história natural do paciente. "Caso ele seja diagnosticado com diabetes ou pré-diabetes, poderemos adotar condutas que ajudarão a prevenir as complicações da doença."

Os índices de diabetes tipo 2 também vêm crescendo entre crianças e adolescentes, principalmente por conta do consumo de produtos ultraprocessados e pouco exercício físico. Diante dessa situação, a nova diretriz também traz recomendações para o público a partir dos 10 anos de idade. "Crianças com excesso de peso, sedentarismo e histórico familiar com a doença também têm indicação de rastreamento e adultos mais jovens que do 35 anos também", comenta Melanie.

O documento também define um cronograma de reavaliação para os pacientes. Pessoas com exames normais e baixo risco devem repetir a triagem a cada três anos. Já aqueles com pré-diabetes ou múltiplos fatores de risco devem ser reavaliados anualmente.

A nova diretriz ainda incorpora o teste de tolerância por via oral, com uma hora de duração, como método preferencial para detectar o diabetes e o pré-diabetes. "O teste é mais barato, mais fácil e detecta de forma mais sensível quem tem pré-diabetes e pode evoluir para diabetes", cita a professora.

Indicações para rastreamento de diabetes tipo 2 em adultos assintomáticos:

Idade acima de 35 anos (universal) Idade abaixo de 35 anos com sobrepeso ou obesidade e mais um fator de risco: Pré-diabetes em exame prévio; Diabetes gestacional prévio ou recém-nascido grande para idade gestacional; Pontuação alta ou muito alta no escore de risco para diabetes FINDRISC.

Critérios para rastreamento de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes assintomáticos:

Sobrepeso ou obesidade; Idade maior ou igual a 10 anos ou após o início da puberdade; Um ou mais dos fatores de risco adicionais, como:

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!