CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ciclone extratropical avança no Sul e provoca chuvas e ventania pelo País

Ainda no Sudeste, uma nova frente fria associada ao ciclone favorece chuvas de intensidade moderada a forte

Redação O Liberal com informações da AE

O ciclone extratropical formado no Sul do País segue influenciando o clima nesta quarta-feira, 10 de maio. Ele provoca chuvas de diferentes intensidades, temporais localizados, ventos fortes e variações de temperatura, de acordo com a Climatempo.

Em São Paulo, são previstas chuvas acompanhadas de rajadas de vento fortes, com a temperatura máxima chegando a 28°C. As pancadas de chuva no Estado, que já ocorrem desde o início da manhã, devem se intensificar à tarde nas regiões norte, nordeste, leste e litoral.

Há expectativa de volumes moderados a fortes e risco de temporais na divisa com o sul de Minas Gerais, diminuindo até o início da noite. Ainda no Sudeste, uma nova frente fria associada ao ciclone favorece chuvas moderadas a fortes em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Previsão do tempo para as demais regiões

Nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, o dia será marcado por pancadas de chuva com intensidade variando de moderada a forte.

No Sul, o sistema avança lentamente para o oceano, mantendo chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A maior intensidade ocorre na metade leste gaúcha e no sul catarinense, onde há risco de temporais e situação de perigo no sudeste do RS.

No sul e sudoeste do Paraná e em grande parte de Santa Catarina, as precipitações variam de moderadas a fortes. As rajadas de vento ficam entre 50 e 70 km/h na maior parte da região.

As rajadas podem atingir 90 km/h na metade leste e superar esse valor no litoral gaúcho e sul catarinense. Já no oeste da região e no norte e leste do Paraná e de Santa Catarina, as temperaturas se elevam.

Consequências e impactos no Sul do Brasil

Na terça-feira, 9 de maio, cidades do Sul foram as mais impactadas com os estragos deixados pelas chuvas. Flores da Cunha, município a 142 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi atingida por um tornado.

O fenômeno causou destruição de edifícios, danos em plantações e destelhamento de casas, comércios e prédios das redes de educação e de saúde do município. A cidade registrou danos em pelo menos 80 residências, afetando cerca de 2 mil moradores.

Entre os prejuízos estão o destelhamento da Igreja da Comunidade, de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de uma escola e de diversos comércios em Alfredo Chaves. No acumulado de 12 horas, a cidade registrou 69,2 mm de chuva.

Pelo menos outros nove municípios gaúchos também reportaram danos causados pelos temporais na região.

Em Palhoça, Santa Catarina, um casal e um bebê de aproximadamente um ano foram encontrados mortos. O veículo em que estavam foi arrastado por uma forte enxurrada.

O bebê foi localizado sem vida na margem do rio. O casal estava dentro do carro, parcialmente submerso e preso pela correnteza. Documentos encontrados no veículo indicam que a família era de estrangeiros.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!