Anéis para medir glicose são proibidos pela Anvisa
Produtos não têm eficácia comprovada e podem trazer riscos à saúde, alerta agência

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de anéis que prometem medir os níveis de glicose, oxigênio e atividade cardíaca sem a necessidade de agulhas. A medida foi publicada na terça-feira (2).
De acordo com a Anvisa, os produtos não possuem eficácia comprovada nem registro sanitário, o que significa ausência de garantia de qualidade, segurança ou eficácia. Por isso, não devem ser utilizados.
Sociedade de Diabetes alerta para riscos
O endocrinologista Marcio Krakauer, coordenador do Departamento de Tecnologia, Saúde Digital e Inovação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), explicou que a glicemia só pode ser aferida por meio de sangue ou do interstício, líquido que fica abaixo da pele.
Ele reforça que, embora seja possível medir oxigenação e batimentos cardíacos sem agulhas, não há como verificar a glicose sem coleta. “Muitos riscos estão envolvidos quando ocorre discrepância na medição da glicose”, destacou.
Produtos falsos circulam em sites e redes sociais
Segundo a Anvisa, os anéis vêm sendo anunciados em sites de compras e redes sociais, inclusive com uso indevido de imagens de pessoas famosas para atrair consumidores.
A SBD orienta que pessoas com diabetes não utilizem esses dispositivos e mantenham seus exames de forma tradicional, sempre com orientação médica.
Lista de anéis proibidos pela Anvisa
- Anel para Acupressão Glucomax (todos);
- Glicomax (todos);
- Glucomax (todos);
- Glucomax Pro (todos);
Produtos irregulares podem ser denunciados à Anvisa pela ouvidoria ou pela Central de Atendimento, no número 0800 642 9782.
Fonte: informações da Anvisa e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA