QUA · 04 NOV 2026Assine

POLÍTICA

Alcolumbre: Não vou pautar hoje redução da maioridade penal; esperarei projeto da Câmara

A oposição tentou incluir uma redução da maioridade na PEC da Segurança, com redução para 16 anos de forma geral e para 14 anos para crimes graves

Estadão Conteúdo

4 de novembro de 2026 às 17:42

Presidente do Senado, David Alcolumbre.

Presidente do Senado, David Alcolumbre. ( Foto: Foto: Reprodução / TV Senado )

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que a votação do projeto para redução da maioridade penal foi adiada. A decisão atende a um pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que argumentou que os deputados iniciaram o debate sobre o tema primeiro.

Alcolumbre declarou durante sessão plenária que aguardará a deliberação da Câmara dos Deputados. O compromisso estabelecido entre os presidentes é que a matéria seja votada na Câmara ainda em novembro, para então seguir para o Senado.

A oposição tentava incluir a redução da maioridade na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, propondo 16 anos de forma geral e 14 anos para crimes graves. O governo, em contraponto, apresentou emenda para 16 anos apenas para crimes hediondos.

Discussão sobre MP das Bets

Durante a mesma sessão, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), cobrou Davi Alcolumbre sobre a instalação da comissão especial. Esta comissão será responsável por avaliar a Medida Provisória (MP) que proíbe bets e cassinos online.

Braga defendeu a votação do texto ainda em 2026. Até o momento, o presidente do Senado não se manifestou sobre o pedido. A MP das bets em questão possui validade até março do próximo ano.