Alckmin reforça que Brasil deve assinar em breve acordo Mercosul-UE
Alckmin participou de entrevista coletiva no sétimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30)
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, reafirmou sua confiança na assinatura final do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Antes, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já havia informado que as negociações comerciais estavam concluídas.
A assinatura do pacto está condicionada à finalização do debate sobre o tema no Conselho Europeu. Alckmin participou de uma coletiva de imprensa na segunda-feira, 17, no sétimo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
Durante a COP30, o vice-presidente abordou diversos temas, incluindo os resultados do Brasil no desenvolvimento de fontes de energia renováveis. Ele afirmou que o país será um "grande protagonista do SAF Combustível Sustentável de Aviação".
Brasil e a Transição Energética na COP30
Sobre o fim da dependência de combustíveis fósseis, o embaixador Mauricio Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, mencionou que Lula sugeriu um "mapa do caminho" para essa transição.
Essa proposta foi feita na Cúpula de Líderes, realizada antes da COP30. Lyrio destacou que a Conferência já está orientada pela diretriz do presidente sobre a transição energética, com decisão sobre o tema tomada na COP28 em Dubai.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA