Tradição natalina renovada

Árvores de Natal são um dos grandes símbolos do Natal e também "telas em branco" para os amantes de decoração

Brena Marques / Troppo

O costume de adornar árvores, em especial do tipo pinheiro, é uma herança dos romanos, que realizavam o ato em honra a Saturno, considerado Deus da agricultura. Com o passar dos tempos, a simbologia relacionou as árvores enfeitadas com o Natal. O hábito de montar as árvores se tornou cada vez mais presente nesta data, e mais decoradas: as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas simbolizando a luz de Cristo e as rosas em homenagem à Virgem Maria.

Além da estrela no topo A atualidade criativa quebra os limites da representação natalina, afinal: minha árvore, minhas regras. Durante o mês de dezembro muitos adeptos das festividades preferem Elas podem ser altas, pequenas, coloridas e sem limitações – literalmente – para a criatividade. As árvores de Natal são um dos grandes símbolos do Natal e também “telas em branco” para os amantes de decoração. adotar um estilo diferenciado de decoração. A Jornalista Trisha Guimarães, por exemplo, começou a se interessar por decoração como terapia, um hobby, que está se tornando uma profissão. Começou fazendo pequenas decorações em casa e organizava todas festas dos três sobrinhos, como aniversários e batizados. “Meu amor pela decoração começou há muito tempo, antes de fazer Relações Públicas e Jornalismo, eu cursei Arquitetura e sempre me interessei por decoração e design. Essa paixão veio desde o início da minha adolescência”, conta.

O interesse da jornalista pelo assunto tanto, que a levou a criar uma conta numa rede social para dividir com as pessoas dicas de décor e promove até cursos. Dentre as suas criações, uma em especial fez grande sucesso: a “Árvore dos Super-Heróis”. Trisha resolveu trazer o heroísmo dos quadrinhos para sua decoração. “A ideia surgiu por duas situações, na época tinha dois sobrinhos apaixonados por super-heróis, que tinham muitos brinquedos, e a minha cunhada tinha reformado o apartamento e estava grávida do terceiro filho. Logo, não podíamos gastar muito, então a árvore nasceu dessa ideia; de fazer uma decoração de baixo custo, em que reaproveitamos todos os brinquedos que eles tinham e enfeites da árvore do ano anterior”, explica.

Mariluci Figueiredo é designer de interiores e também sua paixão por decoração começou cedo. “Eu era aquela que decorava as festinhas de família e amigos, fazia arranjos de flores, decorava o meu quarto. As surpresas da vida fizeram com que o sonho de me tornar designer de interiores só acontecesse na maturidade, e, desde então, trabalhar virou puro prazer”, afirma.

Mariluci Figueiredo é designer de interiores e também sua paixão por decoração começou cedo (Arquivo Pessoal)

Para este ano, Mariluci usou na árvore de Natal as cores: vermelho e o branco, além do verde da própria árvore. “O vermelho representa a alegria e o amor, o verde é a esperança, a resiliência a resistência. E o branco (da neve) representa a pureza e a inocência. É um símbolo de renascimento”. “Elementos da natureza, como flores, pássaros, borboletas, pinhas e ramos de azevinhos simbolizam a beleza e a força da vida. Os corações vermelhos, o amor e a fraternidade. Os elementos típicos do Natal, como sinos e estrelas, anunciam as boas novas. E os presentes nos lembram que estamos em festa, que é época de comemorar”, explica Mariluci.

Em Belém, alguns estabelecimentos comerciais e shoppings, também investem na diferenciação quando o assunto é adornos natalinos. Vai da utilização de personagens animados até mesmo a animais pendurados nas árvores decorativas.

Antônio Abucater é proprietário de uma loja de produtos natalinos em Belém, criada neste ano, com intuito de trazer acessórios diferenciados para o natal. “Resolvemos abrir uma loja exclusiva com produtos natalinos, e como tendência para este ano as novidades são acessórios naturais em palha, madeira e pinha”, afirma.

Antônio Abucater é proprietário de uma loja de produtos natalinos em Belém (Arquivo pessoal)
Troppo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!