CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sua melhor versão: Cuide do corpo durante a pandemia

Por Lorenna Filgueiras

A perspectiva de passar tanto tempo dentro de casa fez com que muitas pessoas decidissem usar esse período para dar mais atenção ao que incomodava antes – dos quilinhos a mais às manchas no rosto.

A quarentena, por si, já é extremamente desafiadora – afinal estamos cumprindo um isolamento social, uma vez que não há vacina contra o coronavírus e proteger-se dentro de casa ainda é a mais eficiente medida para conter o violento avanço da Covid-19. Mas, como temos dito ao longo das últimas edições, longe de romantizar o momento, a questão é encontrar maneiras para manter saúde mental em física em ordem. Se é possível? Sim! O apresentador e humorista Fábio Porchat, 36, por exemplo, fez do limão uma limonada e comemorou a novidade em seu Instagram: 16 quilos a menos, que foram eliminados em quase três meses, sem segredos e recorrendo à velha fórmula: exercícios e alimentação balanceada.

image O apresentador e humorista Fábio Porchat comemorou em seu Instagram a eliminação de 16 quilos em quase três meses (Reprodução Instagram @fabioporchat)

Em uma transmissão ao vivo, o artista revelou que estava pesando 108 quilos no final de janeiro. “Agora estou com 92 quilos”, contou às cantoras Maiara e Maraísa. “O ideal, para mim, seria estar com 86 quilos. Aí, eu estaria gordinho, mas feliz”.

Ao contrário de Porchat, muita gente ganhou peso na pandemia - algo, em certa medida, esperado, já que comer tornou-se uma válvula de escape para lidar com a angústia e incerteza dos dias. “Nós tínhamos nossas vidas normais, trabalhando, estudando. De um dia para o outro, tudo mudou: ficamos enclausurados em casa, então nossa rotina foi interrompida e cada um de nós teve uma reação.

É o que eu digo sempre: temos escapes. Como temos passado muito tempo em casa, muitos direcionaram suas atenções para a comida, por conta de ansiedade. Outros tiveram insônia. Mas o fato é que a comida passou a ser um refúgio”, é o que diz o nutricionista Renato Ferraz, 33.

image O nutricionista Renato Ferraz teve a agenda dos atendimentos on-line totalmente lotada por conta de pacientes que queriam perder peso (Divulgação)

Ele conta que a quantidade de pacientes aumentou consideravelmente nesta pandemia, lotando, por exemplo, completamente a agenda dos atendimentos on-line. Mesmo com um cenário tão difícil, Ferraz corrobora: é possível, sim, sair renovado. “Sempre digo aos meus pacientes, quando o assunto é perder peso, que é preciso um planejamento. O conceito chave é o déficit calórico. Não adianta comer muito e não gastar. A gente precisa ingerir e gastar essa energia, né? Através de uma dieta hipocalórica, é possível criar métodos de perda de peso, mas é primordial que o paciente se disponha e tenha força de vontade. Eu defendo a variedade de alimentos – reeducação não é sinônimo de monotonia. Que tal alternar o que você come? Em vez de só colocar cenoura ralada na salada de alface, por que não incluir beterraba ou mandioca?”, pontua.

Sentiu vontade comer um doce? Que tal substituir o bolo por frutas mais docinhas, como o caqui, laranja? O importante é dosar. Pode comer pizza? Claro que pode! “O paciente pode e deve escolher um dia em que ele vai pedir uma pizza para comer com a família, fazendo uma atividade juntos, como ver um filme, jogar algo”.

Ferraz, contudo, faz um alerta: muitos estão recorrendo a dietas restritivas durante a pandemia e, definitivamente, não é momento para elas. “Isso vai causar um efeito rebote. No momento, vai funcionar, mas algo pode aguçar seu apetite e aí reside o risco”. Os benefícios da reeducação, garante ele, vão muito além de uma silhueta mais fina. “A prisão de ventre vai diminuir e a qualidade do sono vai melhorar”.

image Por meio de reeducação alimentar Iraíde Borges perdeu 5 quilos e o prato ficou mais colorido do que nunca (Acervo pessoal)

Foi o sono irregular que levou Iraíde Borges, 56, a buscar ajuda médica. Além da insônia, o 7 intestino também deu uma travada. Por meio de reeducação alimentar, ela perdeu 5 quilos neste período e o prato ficou mais colorido do que nunca. As benesses não pararam aí: ela também está respirando melhor e fez as pazes com o espelho. “A autoestima dela é outra”, garante o médico Renato Ferraz.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Troppo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!