Para o que der e vier!

Lorena Filgueiras

Faltando poucas horas para o ano novo, é bom saber que o Sol brilhará mais e que os orixás regentes de 2020 serão Xangô e Iansã, que cuidam da justiça e pedem cautela nas palavras. Quer saber mais? A Troppo + Mulher foi ouvir espiritualistas e fez um compilado de previsões – pajelança, búzios, tarô e numerologia – de quebra, ainda pedimos que ensinassem banhos e amuletos para atrair bons fluidos. 

A Mãe de santo Karlla Pegado, do candomblé Jeje Savalu Gàniyákú Avesansi Massobê, da casa Nokon o Jijó Nankó Kwe, filha de Rozenildo Silva Ribeiro (Doté Omineran) do Húnkpàme Ederè Ahó Salà e neta de Hungbono Carlinhos Dabosi (conhecido como Carlinhos de Oxum do Hunkpáme Karé Lewi) foi a primeira entrevistada desta matéria especial. “É importante respeitar as hierarquias”, inicia, “por essa razão, devemos honrar nossos antepassados, quem nos fez, que nos cuida”.

Mãe Karlla jogou os búzios para a Troppo + Mulher, para responder quais seriam os orixás regentes e quais os impactos dessa regência sobre o ano vindouro. “Sogbó (Xangô) e Avesan (Oyá ou Iansã) vão dominar 2020”, afirma, “Esses vòdúns (orixás) são rei e rainha respectivamente, gostam de ser ouvidos e reverenciados. São vòdúns de tempo, de fortes movimentos, ou seja, precisamos ter cuidado com acontecimentos climáticos ou catástrofes naturais”, ela afirma. “Ele (Xangô) imporá respeito, justiça, trabalho árduo para que se chegue à riqueza e a manutenção de cada um e das famílias. Ele e Avesan (Iansã) são vòdúns do fogo, portanto, o ano será quente com relação a sérios acontecimentos de justiça e de cunho social. A violência será mantida no nível atual e ela soprará ventos de destruição para os maus e de bonança para os bons e justos”, complementa. 

A Gàniyakú ainda adverte que será um ano para ter cautela com palavras e atos. “Que não cometamos injustiças e que tenhamos cuidado com cada clima, fazendo nossa parte pois são vòdúns dos astros, dos ventos, dos céus, chamados de Aiy Vòdún. Mulheres estarão mais atentas aos riscos e a seus direitos: Avesan vem trazendo empoderamento a elas, pois o feminicídio ainda é crescente. Vale ressaltar que o lado positivo é que ela estenderá a sua proteção sobre as causas femininas. A força de Oyá pesará nas questões sociais femininas.

De modo geral, os orixás pedem cautela com o agir, para não cometer erros pessoais ou nas comunidades. Num contexto amplo, esses vòdúns são muito impetuosos com mentiras, com atitudes irregulares, com excessos e devaneios: Avesan vem soprando ventos para que tudo venha à tona é a justiça de Sogbó possa ser feita. Para aqueles que têm sua fé e que são crédulos em Deus e que são bondosos e costumam agir corretamente, terão a proteção desses vòdúns”.

Banhos de proteção e atrativos
Por mãe Karlla. 

Macerados: banhos de ervas que ajudam a equilibrar energias
- Caatinga de Mulata
- Manjericão
- Chama
- Abre caminho

Fervido:
- Vindicá Pajé
- Canarãna
- Cravinho da Índia
- Espada de São Jorge

Valorização e proteção da natureza
Zeneida Lima foi feita pajé aos 11 anos de idade. Recentemente, dona Zeneida foi capa da revista Troppo + Mulher (edição de 24 de novembro) e lamentou que o ser humano tenha se distanciado tanto da natureza. “É nossa Grande Mãe. Quem viola a natureza, viola a si mesmo! Quem viola a natureza, é punido por Anhanga. Se quem viola a natureza não pagar, seus descendentes pagarão”, afirmou à época da entrevista. “Temos que lutar pela preservação dos saberes ancestrais que só a floresta pode garantir. Peço que todos acordem para isso em 2020”, finalizou, não sem antes ensinar um banho de proteção. 

Banho de proteção para 2020
Por Zeneida Lima

Folha ou casca do Cedro
Chama 
Oriza (Patchouli)
Folha ou casca de canela
Pataqueira 
Japana
Catinga de mulata,
Banho pode ser cozido ou macerado. Depois de pronto e frio (se ferver), banhar-se do pescoço para baixo mentalizando boas coisas e pedindo proteção à natureza


2020 será o ano do Imperador 

O consultor holístico Thiago Braga abriu as cartas do tarô para a Troppo + Mulher e revelou que a carta do ano novo é “O Imperador”. “Fazendo a soma dos algarismos 2+0+2+0, a soma é 4, que rege a carta de O Imperador. Ao lado dele, quem também vai reger o novo ano será o Sol”, diz. “Devemos manter a cautela com o ego”, aconselha Thiago, baseado no jogo que fez para nós. “Temos que olhar mais para o outro, cuidar dele. Vamos olhar mais para a nossa sociedade e perceber o sofrimento. Tenhamos cuidado com brigas em função do ego. Aconselho que tomem cuidado com brigas no trânsito e por política, para que não percam a cabeça. Tenhamos cuidado com fenômenos naturais, em nível global”, continua. Embora “O Imperador” peça cuidados com o ego e discussões, Thiago diz que a carta preconiza mais fartura e estabilidade. No que tange aos relacionamentos, ele faz um alerta ao aumento de relações abusivas. 

Outro arcano que saiu em nosso jogo foi “A Roda da Fortuna”, para a casa do Brasil, demonstrando estabilidade. “O povo brasileiro tem muita energia para lutar por seus ideais”. Ao lado da carta “Nove de Ouros” e da “Rainha de Paus”, Thiago menciona a possibilidade de aparecerem novos políticos fortes, além de mais casos de corrupção vindo à tona. “Haverá mais rigor no que diz respeito à justiça. Teremos uma melhoria na economia e o Brasil voltará a ser bem visto pelos investidores externos, que procurarão oportunidades”, afirma. Em relação ao estado do Pará, haverá acordos e há uma mudança interessante no cenário macro, em 2020. “Vejo muita movimentação, com grandes resoluções de problemas. O Pará vai crescer positivamente, com visibilidade no exterior. Em suma, o ano de 2020 será um ano de muito sucesso, de estabilidade, de colher o que foi plantado há muito tempo”. Para o presidente do Brasil, a carta “A Força” aconselha que ele tenha mais cautela ao falar sobre as minorias, sob o risco de enorme desgaste emocional. “A carta ‘Três de Copas’ mostra que ele terá mais abertura, em relação ao mercado externo, ao mesmo tempo em que firmará mais alianças. Por outro lado, a carta “Cinco de copas” mostra perdas graves no governo federal, inclusive de aliados muito expressivos, que apostaram muito neste momento político brasileiro”, finaliza.

Rituais e talismã para obter as bênçãos do Sol
Por Thiago Braga

Usar uma pedra de ágata, que ajudará na superação de obstáculos.
Meditar na luz do sol, sob os primeiros raios; pegar a energia do sol nas palmas das mãos, imaginando que essa luz chega ao coração, mentalizando tudo que se deseja para 2020.
 

Para conhecer mais:
@thiagobraga74

Troppo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!