Falta pouco para o primeiro reality show gastronômico paraense

Os participantes vão elaborar pratos com pirarucu, chocolate, entre outros ingredienes nossos, destaca o diretor do programa, Alexandre Gibson.

Lorena Filgueiras

Faltam poucas horas para o começo do primeiro reality show gastronômico paraense: o “Égua do Chef!”. Dentre centenas de inscritos, 16 cozinheiros foram selecionados – que serão avaliados por um júri repleto de nomes famosos da gastronomia local.

“Fiquei muito emocionada com a homenagem ao papai e o resgate da história e contribuição dele à valorização da culinária paraense”, diz a chef Daniela Martins, filha do grande porta-voz da gastronomia local e ferrenho defensor do respeito ao alimento e de sua procedência. Não por acaso, Daniela compõe o júri especializado do reality “Égua do Chef!”, que estreará amanhã, no Libplay, plataforma multimídia do Grupo Liberal.

Alexandre Gibson, diretor do reality, conversou conosco e conta um pouco mais sobre a dinâmica do programa, que reúne 8 alunos do curso de Gastronomia da Unama e 8 cozinheiros amadores. “Para chegar a essas, duplas, dentre mais de cem inscritos, o programa selecionou 16, por meio dos vídeos. Uma vez definidos, esses 16 candidatos participaram de uma outra seletiva, constituída na elaboração de um prato autoral que foi submetido aos jurados. Desses, 8 foram selecionados. Vamos mostrar, no primeiro episódio, a dinâmica do programa: quem são os participantes, as origens dos insumos e quais chefs serão visitados. Trata-se de um teaser do que vai acontecer mais à frente. Os próximos sete programas, depois deste, seguirão a mesma linha: mostrar insumos, os chefs e as batalhas, que vão ser gravadas no [restaurante] Terra do Meio”, detalha.

É imprescindível que se diga que o cenário de fundo do Égua do Chef!; traz a culinária paraense como o principal foco e, por isso, cada episódio, terá um tema/insumo da região. Os participantes vão elaborar pratos com pirarucu, chocolate, entre outros ingredienes nossos, destaca Alexandre Gibson. A figura do chef é importantíssima, porque além dos aspectos técnicos, caberá a cada um deles apresentar e falar sobre a origem e usos daquela matéria-prima. Os chefs convidados são Daniela Martins, Saulo Jennings, Paulo Anijar, Eliete Santos, Thyiago Guarany e Ofir Oliveira. 

Ansiedade geral

O professor e chef Antonio Comaru, da Unama, destaca quão único é o “Égua do Chef!”. “Maravilhoso terem pensado numa dinâmica que unifica os saberes acadêmicos aos empíricos”, afirma. “Nunca vi um outro reality conduzir desta forma e achei fantástico!”, elogia o docente.

O diretor de mercado do Grupo Liberal, Mauro Cleber, enfatiza que iniciativas desta natureza ressaltam a vocação natural da região e de Belém, como um determinante polo gastronômico. “A sugestão de se fazer um reality partiu da presidência do Grupo e, de cara, achamos que
seria um ótimo produto para nossos internautas e, mais ainda, como produto comercial.
Imediatamente buscamos a parceria com a Unama, através do seu curso de gastronomia, que na época era coordenado pela professora Ivie Maneschy. Em 30 dias tínhamos o “Égua do Chef!”. Nossa cidade tem algo muito único na Gastronomia, que é reconhecida mundialmente
por seus inigualáveis sabores. Podemos dizer que existe um chef em cada esquina, em cada residência! E por que não revelar e profissionalizar esses talentos?”, afirma. “Nosso objetivo é cada vez mais mostrar que temos uma culinária espetacular com excelentes cozinheiros, que ganham um incentivo para se tornarem profissionais – ganhando ou não o ‘Égua do Chef!’. E mais, vamos atravessar fronteiras com o ‘Égua do Chef!’ no LibPlay, já imaginou onde vamos chegar?”, comemora Mauro Cleber, a respeito do potencial alcance do programa, já que será transmitido on-line.

A diretora comercial do Grupo Liberal, Rose Maiorana, comemora as parcerias fechadas para a realização do “Égua do Chef!”. “Quando se fala de Gastronomia, o mercado é muito receptivo, até porque estamos tratando de um tema que mexe muito com as lembranças afetivas do paraense – desconheço quem não tenha uma relação de amor com a culinária local”, diz. E este tipo de conteúdo mostra a versatilidade da nossa redação integrada. São inúmeras plataformas que convergem para levar conteúdo de qualidade, bem apurado, bem produzido.
Nossos leitores e internautas ganham e nossos patrocinadores também!”, comemora. “Quanto aos ganhadores [do reality], posso adiantar que em janeiro de 2020 conheceremos a dupla vencedora. Até lá, vamos segurar a ansiedade e conhecer mais sobre as cadeias produtivas e
pequenos produtores locais. Aproveito para agradecer aos nossos patrocinadores: Arroz Zilmar, Cerpa, Grupo Líder, Sebrae e aos nossos apoiadores: Pompano, Camicado e Sol. Não posso deixar de agradecer à Unama, nossa parceira na realização do Égua do Chef!, aos
profissionais incríveis que aceitaram compor o júri e, claro, aos nossos espectadores!”, finaliza.

Serviço:

Égua do Chef!
Formato: reality show gastronômico.
- Estreia do programa: 9 de dezembro (segunda).
- Total de participantes: 16, sendo oito duplas (estudante de Gastronomia da Unama +
cozinheiro amador).
- Total de episódios: 8.
- Regulamento e informações: oliberal.com/liblab/eguadochef
- Exibição dos episódios na íntegra: Libplay, plataforma de conteúdo multimídia de
OLiberal.com
- Realização: Grupo Liberal e Unama
- Patrocínio: Arroz Zilmar, Draft Super Zero, Líder e Sebrae
Para conhecer mais:
Acesse o QR e fique por dentro de todo o conteúdo do Égua do Chef!

Troppo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!