É (quase) carnaval!

Dominik Giusti

Se antes o Carnaval de rua era um momento de folia sem muita preocupação com as vestimentas, atualmente é um período em que o público que lota as ruas das cidades também se enche de brilho e adereços especiais para “botar o bloco na rua”.  São acessórios diversos, que remetem aos assuntos mais comentados nas redes sociais, memes, séries de TVs, astrologia, artistas como Frida Kahlo, flores, referências do mar. E não basta mais comprar objetos prontos em lojas do centro comercial: a customização dos enfeites está em alta.

As tendências costumam variar de ano para ano e a aposta para 2020 são as cores neon, transparências e ráfias no cabelo, de acordo com os experts consultados pela Troppo + Mulher. Além disso, o estilo “sereia” continua firme e forte entre as demandas das fantasias para mulheres. “O sereismo veio para ficar, é o que parece. Ainda está super em alta tudo relacionado ao mar, às boas vibrações da praia! É um olhar mais alternativo da moda”, afirma Rana Carolina da Silva, 25, artesã e microempreendedora.

Rana Carolina da Silva (Acervo Pessoal)

Ela busca em sites especializados e nas redes sociais de famosas o que pode fazer em suas produções autorais, quando dá um toque especial aos adereços. “Durante a semana eu costumo juntar bastante encomendas e, geralmente, as sextas são mais cheias, ainda mais na customização de abadás. Acessórios de cabelo estão super em alta. Normalmente são itens e cores que saem direto das passarelas de moda com as marcas famosas, que ditam as regras”, explica a empreendedora. 

“O que eu gosto mais são os materiais naturais, como tiaras com conchas, ostras, caracóis, búzios e pérolas, por exemplo. Materiais naturais muito usados em confecção de bolsas, como a palha, estão sempre nas produções praianas e no sereismo. Além disso, as cores mais comuns são azul turquesa, verde tiffany, rosa pink e tons pastéis”, opina Rana Carolina.

A empresária Carol Modesto, 31, também lembra algo muito importante: brilho é sempre tendência. Ela destaca ainda que as transparências e tules estão cada vez mais comuns, na sobreposição com peças menores como biquínis e maiôs. Ela faz customizações que variam, de acordo com o gosto dos amantes de carnaval, de R$ 40 até o valor que a pessoa estiver disposta a investir, para se enfeitar. 

Carol Modesto (Acervo Pessoal)

“A transparência vem cada vez mais forte e em diferentes tipos de aviamentos, cada vez mais sofisticados. As clientes querem esse diferencial, como por exemplo, um tule com pérolas, que é uma novidade no mercado, deixando de lado o tradicional paête. E essa transparência pode vir em roupas, sapatos, bolsas, na manga, saia, um vestido todo, uma blusa”, analisa. 

Para os cabelos, também tem novidades, com o resgate de um material do tempo das grandes micaretas: a ráfia. De acordo com Júnior Fiel, hair stylist e maquiador, misturar tons dourados aos fios pode ser uma aposta. “Fiz pesquisas na internet e redes sociais pra saber o que mais vai ser usado esse ano e é sempre muito brilho! O carnaval pede isso!  Por essa razão, a ráfia em forma de rabo de cavalo, fica muito bonita, parece ouro”, analisa. Outras tendências que se tornaram muito fortes são a maquiagem e a pintura corporal. 

“A maquiagem do corpo tem sido muito comum. Fazer da pele essa estrutura iluminada ou, até mesmo, para disfarçar imperfeições. As pedrarias completam esse visual, mas sempre tem espaço para a novidade, para o diferente! Sinto que metade das mulheres que atendo aceita o novo e a outra metade já chega aqui com alguma referência para fazermos algo especial”, diz Júnior Fiel. 

É justamente essa a pegada de Emily Bastos, estudante e apaixonada pelo carnaval. Ela mora na Cidade Velha, em Belém e não deixa de acompanhar os blocos que desfilam pelas ruas do centro histórico. Para este ano, ela já se preparou antecipadamente para o período de aquecimento à folia de Momo e comprou brincos, acessórios com muito brilho e muita cor para chamar atenção na festa. 

“Tem que causar! Nos meus looks, algo que não falta por nada, é a purpurina! Porque você pode estar com a roupa mais simples que for, mas se caprichar em maquiagem e rosto, muda todo o look, que fica completamente diferente. Nesse carnaval estou investindo em acessórios como brincos e travessas. Desde o ano passado, percebi que as pessoas têm usado bastante, então me preparei. Acompanho as blogueiras de fora, e vi que elas usam brincos coloridos, então, comprei brincos de estrela enormes!”, conta.

Passada a experiência da capital paraense, ela embarcará em fevereiro para curtir o carnaval no Rio de Janeiro, onde existem muitos blocos e muita preparação para esse período, quando as ruas ficam cheias de brilhos. “Sempre gostei dessa época e minha família gosta mais ainda! A gente pula carnaval e busca se divertir. Gosto também pelos encontros, pra reencontrar gente que não vemos durante o ano todo! Estou ansiosa para o Rio de Janeiro, pra me divertir bastante”, finaliza.

Troppo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!