Biscoito 'Flor de cupuaçu'

Troppo

Estar na cozinha sempre foi motivo de satisfação e alegria para Regina Ventura, doceira e convidada desta edição da Troppo + Mulher. O pai adorava cozinhar nas reuniões familiares, que sempre ocorriam ao redor de uma mesa. E a incursão dela própria na doce arte dos biscoitos começou aos 14 anos, “como forma de ‘engordar’ a mesada”, conta entre risadas.

Mesmo já atuando profissionalmente, Regina, volta e meia, recorreu aos biscoitos - fosse para aumentar a renda, simplesmente preencher o tempo ou ainda para presentear pessoas queridas.

Há alguns anos, entretanto, a intimidade com os biscoitos falou mais alto e Regina passou a fazê-los de forma mais constante e profissionalmente. “Há cerca de 1 ano, minha nora Dayse passou a ser minha sócia e com a vinda dela, ampliamos e diversificamos nosso cardápio.

Hoje, além dos biscoitos tradicionais (castanha do Pará, flor de cupuaçu, Monteiro Lopes e Romeu e Julieta) trabalhamos com biscoitos decorados personalizados, docinhos, suspiros saborizados e pipocas gourmet”, detalha.

A lista deve crescer em breve, já que ambas sempre estão em busca de aperfeiçoamento e de novas técnicas e receitas. Na seção “Gastronomia” de hoje, Regina compartilha conosco uma de suas receitas mais amadas, o biscoito “Flor de Cupuaçu”.

FLOR DE CUPUAÇU

Ingredientes

Para a massa:
600 gramas de farinha de trigo sem fermento
200 gramas de açúcar refinado
400 gramas de manteiga com sal

Para o recheio:
500 gramas de polpa de cupuaçu
500 gramas de açúcar

Modo de fazer

Biscoitos:
Junte todos os ingredientes e amasse bem até ficar uma massa homogênea e desgrudar das mãos.
Modele no formato de sua preferência, usando cortadores ou faça pequenas bolinhas e com um garfo, aperte delicadamente.
Asse em forno pré-aquecido, em fogo baixo (quanto mais lento o processo, mais crocante ele vai ficar) por cerca de 30 min ou até as bordas ficarem douradas.

Recheio:
Leve ao fogo a polpa de cupuaçu e o açúcar, mexendo sempre até atingir a consistência de uma geleia. Normalmente, uns 30 minutos.Deixe esfriar, recheie os biscoitos e passe uma a um no açúcar refinado.

Rendimento: 1 quilo de biscoitos

Para conhecer mais: @deliciasdanossaks

Troppo