Quanto o Gemini e o Chat GPT consomem de água e energia? Entenda!

As IAs podem causar diversos impactos ambientais ao planeta

Victoria Rodrigues
fonte

Você já parou para imaginar que cada minuto que passa utilizando Inteligência Artificial (IA) gasta uma certa quantidade de energia e água? De acordo com um relatório do Google, divulgado nesta quinta-feira (21), cada pergunta que um usuário faz ao Gemini, o assistente pessoal de IA da empresa, consome a mesma quantidade de energia que assistir a nove segundos de televisão em casa.

Nesse sentido, um data center (centro de processamento de dados) pode chegar a consumir uma carga de eletricidade equivalente ao total gasto por 100 mil residências, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Além da energia elétrica, constatou-se também que uma consulta de texto simples na ferramenta tecnológica consome cinco gotas de água e emite 0,03 gramas de dióxido de carbono.

Com relação à divulgação desses dados, a maioria das empresas de tecnologia não costuma tornar públicas essas informações, mas o Google espera que esse cenário mude em breve. “Como comunidade, como indústria, não somos muito consistentes na forma como medimos o consumo de energia”, afirmou Parthasarathy Ranganathan, fellow de engenharia computacional do Google, em entrevista ao Wall Street Journal.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Chinesa Cambricon Technologies, rival da Nvidia, agrada em lucro com demanda por chips de IA]]

image CNJ estuda programa de IA que pode agilizar muito a Justiça no País, diz Barroso

image Uso da IA no cinema: profissionais debatem conquistas e riscos dos recursos eletrônicos na produção
Produtores em Belém expressam expectativa sobre os rumos acerca do uso da Inteligência Artificial na confecção de trabalhos nessa área

Consumo do Chat GPT

O ChatGPT é considerado hoje uma das ferramentas mais utilizadas entre estudantes e até em ambientes de trabalho, em razão da facilidade e rapidez com que consegue processar a maioria das informações. Mas, assim como o Gemini, ferramenta de IA do Google, ele também gera impactos ambientais por meio do consumo elevado de água e energia elétrica.

O diretor executivo Sam Altman, da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, revelou que uma consulta média realizada na ferramenta é equivalente ao gasto de energia de um forno ligado. Porém, o diretor não chegou a explicar o que seria uma “consulta média”, nem a metodologia utilizada para chegar a esse resultado.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Luciana Carvalho, editora web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Tecnologia e Mercado
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!