Seis toneladas de açúcar são apreendidas em Marabá durante fiscalização

Produto estava escondido no fundo de um caminhão

Com informações da Agência Pará

Um caminhão que transportava uma carga de 6 toneladas de açúcar foi apreendido em Marabá, no sudeste do Estado, nesta terça-feira (11). A carga, sem nota fiscal, estava escondida no fundo do veículo, debaixo de um carregamento de papel higiênico (esse com nota fiscal).

O flagrante ocorreu no Posto Fiscal do KM 09 da PA-150, en Marabá. A carga vinha de Anápolis, Goiás, com destino a Brasil Novo. Após a avaliação da mercadoria, que tem valor total de R$ 7,9 mil, foi lavrado um Termo de Apreensão e o contribuinte foi notificado a recolher R$ 2.930 mil, referente ao imposto estadual, ICMS mais multa, pela irregularidade, que foi pago, e a mercadoria foi liberada.

"Esta é uma prática comum detectada pelos fiscais nas áreas de divisa. Existem contribuintes que colocam mercadorias de alto valor agregado, sem documentação, junto com outras que tem valores menores de imposto. A mercadoria sem nota fiscal é colocada, escondida, no fundo do caminhão, no meio de outra carga, para dificultar a fiscalização da Secretaria da Fazenda, o que exige um grande trabalho das equipes de plantão", disse o coordenador da unidade Carajás, Fernando Barata.

 

 

O Liberal