CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacina única do Butantan apresenta resultados positivos contra Covid-19 e influenza

O instituto celebrou as respostas promissoras do imunizante, que produziu anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza

Maiza Santos

O Instituto Butantan anunciou, na última quinta-feira (03/03), que obteve resultados “muito promissores” com sua vacina de dose única. O imunizante foi capaz de produzir anticorpos reagentes ao covid-19 e às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B). Com isso, os especialistas produtores da vacina veem a possibilidade de começar os testes clínicos.

VEJA MAIS

Segurança vacinal: caminho para prevenção e controle de muitas doenças
A primeira vacina foi descoberta há mais de 200 anos e, desde então, é uma das principais estratégias na área da saúde

image Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes
Instituto Butantan pedia a liberação para crianças a partir de 3 anos, mas a autorização se aplica a faixa entre 6 e 17 anos

image CoronaVac receberá análises complementares de laboratório
Em novembro, o Butantan enviou à Anvisa a primeira parte dos dados, documentação necessária para oficializar o pedido de registro definitivo da vacina

Ricardo Oliveira, diretor de Produção do Butantan, diz que embora os testes sejam iniciais, as expectativas são positivas:

“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, contou o diretor.

A combinação das vacinas, segundo os pesquisadores, deu indícios de que pode haver uma resposta imune ainda mais robusta e duradoura do que as vacinas atuais.

“Os resultados são excelentes porque a gente vê que funciona, e estamos vendo que a resposta está muito melhor pois estamos incluindo um adjuvante, que produz uma proteção muito mais eficaz contra os dois antígenos”, afirmou o pesquisador Paulo Lee Ho.

Segundo ele, a inclusão do adjuvante melhora a resposta não só em quantidade, mas em qualidade de anticorpos. Será mais efetiva sem alterar a segurança.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Vanessa Pinheiro)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!