Pelo fornecimento do kit intubação em Santarém, MPF envia ofício ao Ministério da Saúde

Santarém solicita o envio de 19 diferentes remédios para suprir os estoques do município

Com informações do MPF

Para assegurar o fornecimento dos remédios do chamado kit intubação para a Prefeitura de Santarém, no oeste paraense, o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio. A Secretaria Municipal de Saúde afirma que o conjunto de medicamentos necessários para manter o estoque nas unidades de atendimento a pacientes com covid-19 não é encontrado para venda no mercado e isso exige a intervenção do governo federal.

Santarém solicita o envio de 19 diferentes remédios para suprir os estoques do município.

O kit intubação corresponde a um conjunto de medicamentos de analgesia, sedação e bloqueio neuromuscular, usados em pacientes que precisam ser intubados, no tratamento de pacientes graves de covid-19 para permitir a desinflamação dos pulmões. 

No ofício, o MPF ressalta a importância de assegurar os estoques, porque o sistema de saúde de Santarém atende várias cidades próximas, “sendo a cidade referência para encaminhamento de pacientes e onde todos buscam atendimento em saúde de diversas especialidades mais próximo, tendo sido um dos motivos pelos quais fora instalado o Hospital de Campanha nesta cidade”.

As unidades hospitalares santarenas estão em estado de alerta para a oferta de medicamentos, explicam os dados da Secretaria Municipal de Saúde. Os estoques atingiram seu limite crítico, o que pode comprometer o atendimento aos pacientes. A gestão municipal relata, ainda, que não há disponibilidade no mercado para aquisição das substâncias.

“Considerando o aumento expressivo no consumo de determinados medicamentos ficamos ainda mais preocupados, visto que o impacto da alta demanda versus a capacidade de produção da indústria farmacêutica tem gerado falta de medicamentos no mercado nacional, não só com o kit intubação, mas outros medicamentos também importantes para o funcionamento das unidades hospitalares”, diz o ofício da Secretaria de Saúde de Santarém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!