CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Estudo revela que bebês prematuros ganham mais peso ao descansar em rede de dormir; entenda

Uso de rede de dormir hospitalar mostrou resultados superiores e pode ajudar recém-nascidos de baixo peso a se desenvolverem mais rápido

Riulen Ropan
fonte

Bebês prematuros com baixo peso ao nascer têm até dez vezes mais risco de complicações e mortalidade logo após o nascimento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ajudar esses recém-nascidos a ganhar peso é um desafio para equipes médicas. Agora, um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC), divulgado pela Agência UFC, confirmou a eficácia de uma técnica simples e de baixo custo: deixar os bebês descansando em rede de dormir durante a internação hospitalar.

A pesquisa acompanhou 60 recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Sobral (CE), entre julho de 2022 e outubro de 2023. Os bebês foram divididos em quatro grupos: rede de dormir, hidroterapia, combinação das duas técnicas e cuidados convencionais sem terapias complementares.

Rede de dormir favorece ganho de peso e relaxamento

De acordo com os pesquisadores do Curso de Medicina de Sobral, o tempo e a qualidade do sono são fatores essenciais para o ganho de peso. A rede de dormir hospitalar, feita de algodão, simula o ambiente intrauterino, seu formato côncavo e envolvente lembra a posição do bebê no útero, oferecendo sensação de segurança e calor.

VEJA MAIS 

image Mais de 70% das jovens sofrem com problemas vaginais, aponta pesquisa no Brasil
Pesquisa inédita aponta normalização preocupante de dores, coceira e corrimentos entre mulheres na faixa dos 30 anos

image Mortes por hipertensão ligadas ao álcool disparam entre mulheres
Pesquisa aponta aumento nas mortes por hipertensão associada ao álcool entre mulheres

image Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país
Problema tem grande relação com a desigualdade

O professor e pediatra do Campus da UFC em SObral, Francisco Placido Arcanjo, um dos autores do estudo, explica que o tecido de algodão ajuda a manter a temperatura corporal, evitando hipotermia e economizando energia que pode ser direcionada ao crescimento. Além disso, o balanço suave e o ajuste ao corpo reduzem dores e desconfortos, fatores que costumam causar estresse e gasto calórico desnecessário em prematuros.

Resultados do estudo

O posicionamento em rede apresentou os melhores resultados de ganho de peso, seja aplicado sozinho ou combinado com hidroterapia. Esta última técnica consiste na imersão do bebê em água aquecida a 37°C por 15 minutos, envolvendo-o em uma toalha de algodão. Embora a hidroterapia isolada tenha mostrado melhora no peso, os resultados mais expressivos ocorreram com a combinação das duas práticas.

“Rotineiramente as duas técnicas são utilizadas de forma isolada. A ideia da associação seria para potencializar o efeito de relaxamento, para que esse efeito tivesse resultados significativos no ganho de peso”, afirma Arcanjo.

Segurança e protocolos hospitalares

O pesquisador Jeferson de Sousa Justino, um dos autores do estudo, reforça que a rede de dormir para prematuros não deve ser usada em casa, pois há riscos de queda e asfixia sem supervisão profissional. O procedimento deve seguir protocolos hospitalares e ser realizado no intervalo entre intervenções médicas, com tempo ideal de duas horas diárias.

O estudo, publicado no Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, aponta que o uso da rede de dormir hospitalar é uma alternativa segura, simples e acessível para auxiliar no ganho de peso e no desenvolvimento saudável de bebês prematuros.

(Riulen Ropan, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, editora executiva de Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!