Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Câncer de pênis é mais frequente no Norte: saiba quais são os sintomas, causa e tratamento

O INCA informou que esse tipo de câncer representa 2% das doenças que mais atingem os homens

Amanda Martins

O  Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou que o câncer de pênis  representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem o sexo masculino e é mais frequentes no Norte e Nordeste do país. Apesar de ser um tumor raro e ter maior incidência em homens a partir dos 50 anos, também pode adoentar pessoas mais jovens por falta de higiene íntima, fumo excessivo e sexo sem camisinha

VEJA MAIS

Entenda como a falta de higiene íntima é fator de risco para o câncer de pênis; ouça Para alertar sobre os cuidados necessários, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realizou mais uma edição da campanha de combate e prevenção do câncer de pênis

Pensando nisso, saiba quais são os principais sintomas do câncer de pênis, o que pode causar e a forma de tratamento. Confira abaixo como identificar:

O que é o câncer de pênis?

O câncer de pênis é um tumor raro que pode surgir no órgão sexual ou apenas na pele que o cobre, provocando mudanças na cor ou textura no pênis, assim como também o surgimento de nódulos ou feridas que podem demorar a desaparecer. 

Quando saber se é câncer de pênis ou uma DST?

O surgimento de feridas no pênis que não cicatrizam podem ser indicativos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’S). Desta forma, é de suma importância consultar um urologista para fazer os exames e identificar as causas e iniciar um tratamento adequado. 

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas do câncer de pênis são:

  • Aparecimento de ferida avermelhada que não cicatriza;
  • Nódulo no pênis, na glande ou no prepúcio;
  • Pele do pênis mais espessa ou com alterações na cor;
  • Corrimento com mau cheiro que sai pela uretra;
  • Sangramento pelo pênis;
  • Inchaço da extremidade do pênis;
  • Dor e inchaço nas ínguas na virilha.

Qual a maior causa de câncer no pênis?

A falta de higiene pode ser considerada a maior causa do câncer de pênis.  Além disso, a infecção pelo vírus HPV e idade superior a 50 anos também podem facilitar o aparecimento da doença.

Como evitar o surgimento do câncer?

Para evitar o surgimento do câncer de pênis, é importante buscar ter uma higiene diária mais eficaz, lavar bem debaixo do prepúcio, usar camisinha durante a relação sexual e não fumar

Como levar o pênis corretamente?

Ter uma boa higiene íntima é um dos requisitos para evitar o câncer de pênis. Por isso,  é importante saber como lavar o órgão sexual. Saiba como: 

  • Puxe a pele que cobre a cabeça do pênis para trás e lave com água e sabão de pH neutro;
  • No final do banho, volte  a puxar a pele da cabeça do pênis para trás e secar bem a região que fica por baixo do prepúcio.

Como é feito o diagnóstico do câncer de pênis?

Somente o urologista pode indicar o verdadeiro diagnóstico do paciente. Pode ser analisado do médico os sintomas, mas também a partir de uma biópsia, tentando definir a malignidade da doença.

Como é feito o tratamento da doença?

Para o tratamento, pode ser que seja removido o máximo de tecido afetado no órgão, por meio da quimioterapia ou radioterapia. Dependendo do grau do câncer, o homem poderá ficar com disfunção erétil, sendo indicado até o uso de uma prótese peniana. 

Já em casos mais graves, quando tumor é encontrado em fase evoluída, o médico pode recomendar a emasculação do paciente, que consiste na retirada total do pênis e testículos. 

(Estagiária Amanda Martins, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Saúde
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!