Belém amplia cobertura vacinal contra meningite para bebês de 1 ano a partir desta terça-feira (1º)
A vacina ACWY oferece proteção ampliada contra quatro sorogrupos da bactéria que causa a meningite

A partir desta terça-feira (1), crianças de 12 meses podem receber dose de reforço da vacina meningocócica com proteção ampliada. O esquema vacinal para bebês inclui duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, e reforço aos 12 meses, que passará a ser feito com a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y) da bactéria, causadora da meningite.
“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com o enfrentamento da doença”, afirma o ministro Alexandre Padilha (Saúde).
As crianças que já foram imunizadas com as duas doses da vacina meningocócica C e a dose de reforço não precisam receber a ACWY neste momento. Já as que ainda não foram vacinadas aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY.
No SUS, a vacina meningocócica ACWY era ofertada a adolescentes de 11 a 14 anos, em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica nº 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina.
O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges. A condição pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno. As virais predominam na primavera e verão.
Em 2025, até o momento, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS, como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Pará
A vacina meningocócica ACWY está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todo o estado para crianças com 12 meses de idade, segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).
O esquema de vacinação infantil contra a doença inclui:
• Vacina Pentavalente, que protege contra o Haemophilus influenzae tipo B, uma das bactérias causadoras de meningite;
• Vacina meningocócica C conjugada, aplicada em duas doses nos primeiros meses de vida;
• Vacina meningocócica ACWY, agora utilizada como dose de reforço aos 12 meses.
Belém
A partir do primeiro dia do mês de julho, a capital já contará com a oferta da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses, em conformidade com a atualização do esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.
Com a mudança, o reforço aplicado aos 12 meses de idade, que antes utilizava a vacina meningocócica C, passará a ser feito com a vacina ACWY. A pasta reforça que as crianças com 12 meses ou mais, que já tenham recebido reforço com a vacina C, não precisam repetir a dose com a ACWY. Além do público infantil, a vacina meningocócica ACWY continua sendo ofertada de forma rotineira para adolescentes de 11 a 14 anos.
A vacina está disponível em todas as salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também é ofertada nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
*Ayla Ferreira, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Ana Laura Carvalho, coordenadora do núcleo de Atualidades
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA