Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Retomada dos festejos juninos gera novas oportunidades de negócio

Empresa aposta em combos personalizados com pratos típicos

Fabrício Queiroz

As festas juninas são um marco importante do calendário cultural brasileiro. A religiosidade em torno de Santo Antônio, São João e São Pedro atravessa a rotina dos festejos, que são celebrados também em cada um dos inúmeros símbolos da época. As danças folclóricas, as quadrilhas, as roupas, balões, fogueiras, roupas, músicas e outros ícones compõem um rico mosaico de alegria e tradição.

Cada um desses elementos impulsiona também a economia em várias partes do país. Uma pesquisa do Ministério do Turismo aponta, por exemplo, que somente neste ano as festas juninas devem movimentar mais de R$ 2 bilhões em todas as regiões. São recursos que circulam diretamente nos estados e municípios, gerando mais empregos e renda em setores como os eventos, a hotelaria, a gastronomia e as confecções.

Porém, nos últimos dois anos, as atividades ligadas a esses festejos estiveram seriamente afetadas. Com a retomada dos festejos juninos sem as restrições sanitárias impostas pela pandemia, o mercado ligado aos eventos se reaquece novamente na expectativa por bons resultados. Alguns empreendedores, inclusive, se adaptam a esse contexto com as lições aprendidas durante os últimos anos para inovar e conquistar ainda mais clientes.

Em Belém, Ana Cláudia Ponte e Ana Karolina Ponte, mãe e filha, renovaram a proposta da tradicional venda de comidas típicas na porta de casa, utilizando o ambiente digital como aliado das vendas para o empreendimento Anas Gastronomia. “Já trabalhamos com comida há mais de 15 anos, porém estamos há apenas dois meses no digital quando criamos o nosso Instagram. Como já tem dois anos, que não tem festa junina, nós tivemos a ideia de criar os boxes juninos para as pessoas matarem a saudade das comidas típicas e festejar nas suas casas e nos seus ambientes de trabalho”, conta Ana Karolina.

Ana Karolina Ponte e Ana Cláudia Ponte criaram a Anas Gastronomia com estratégia de vendas focada no ambiente digital (Arquivo Pessoal)

A rede social funciona como meio de relacionamento e canal para agendamento das encomendas. São três opções de box com tamanhos, quantidades, valores e variedades diferentes dos pratos mais requisitados da época, como mingau de milho, vatapá, bolo podre, arroz com galinha, maniçoba, bolo de macaxeira, canjica e outros. A ideia dos cardápios personalizados em boxes também já foi adotada com sucesso pela empresa em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.

Para Ana Karolina Ponte, a estratégia de se posicionar no mercado aproveitando a demanda do período combinado com a praticidade do serviço delivery se tornou um grande atrativo para o negócio. “Muita gente não sabe fazer as comidas e tem a vantagem também que tira o trabalho das pessoas. A pessoa só encomenda da gente e já recebe tudo quentinho, pronto para comer. Esse é um diferencial do nosso trabalho que nós levamos a comida muito bem servida até o ambiente de trabalho, ao evento ou aniversário”.

Serviço de oferta de boxes com comidas típicas conquistou público pela praticidade e qualidade do atendimento (Arquivo Pessoal)

Por conta disso, a empreendedora destaca que espera os melhores possíveis nesse novo formato de vendas. “A gente está tendo um retorno muito positivo dos nossos clientes com relação à nossa qualidade de produtos e à nossa entrega porque buscamos sempre a pontualidade no nosso trabalho. Estarmos inovando no digital, são apenas dois meses, mas nossos seguidores estão crescendo cada vez mais e estamos tendo só feedbacks positivos”, pontua Ana Karolina, ressaltando que com criatividade e visão estratégica, é possível inovar mesmo nos segmentos mais tradicionais.

Especial Sabores Juninos
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!